Comunicado – Primeiro Caso de Covid-19 em Pedrógão Grande

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande informa que se encontra confirmado um caso de Covid-19 no concelho de Pedrógão Grande. Trata-se de uma jovem de nacionalidade suíça

As autoridades policiais, de saúde e de proteção civil estão já a efetivar as medidas necessárias e estão a ser desencadeados procedimentos para identificar uma potencial cadeia de transmissão, de forma a aferir possíveis contágios e eventual propagação da doença.

O presidente da Câmara Municipal, nesta qualidade e enquanto presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil, já solicitou à Autoridade de Saúde Pública medidas concretas de isolamento profilático para todo o território de Pedrógão Grande.

Entre as diversas medidas que têm vindo a ser implementadas, encontram-se as desinfeções de espaços públicos em todo o Concelho. A Câmara Municipal forneceu a todas as juntas de freguesia os materiais necessários para iniciarem o processo de desinfeção em colaboração com a autarquia. A isto acresce que a câmara forneceu equipamentos de proteção individual ao Centro de Saúde de Pedrógão Grande.

Estão também a ser preparados pela Câmara Municipal, no quadro do Plano Operacional Municipal de Proteção Civil para o Covid-19, já ativado desde 18 de março: espaço de triagem, isolamento e quarentena; espaço para albergar Grupo de Reforço; levantamento das possibilidades de alojamento isolado para situações emergentes.

Em conjunto com a CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, está a ser preparado um posto de triagem na ExpoPombal, outro no Estádio Municipal de Leiria, bem como a aquisição de equipamentos de proteção individual e testes ao Covid-19.

Todos os trabalhos que têm vindo a ser feitos têm contado com uma constante comunicação e articulação de esforços com as autoridades de saúde locais, autoridades de saúde pública, autoridades policiais, Bombeiros Voluntários e demais agentes de saúde e de proteção civil, incluindo a Autoridade Distrital de Proteção Civil de Leiria.

Reforça-se a urgência e necessidade imperativa de que todos cumpram o isolamento social e profilático, tempos de quarentena, regras de higiene e desinfeção pessoal, dos espaços e objetos. É fundamental que ninguém desrespeite estas regras fundamentais para a vida de todos nós.

É preciso aprender com o que se passou nos países asiáticos e europeus e compreender que o cumprimento das regras permite salvar vidas e que todos temos o nosso papel.

Cabe a cada um de nós, mais do que nunca, desempenhar o papel de salvar vidas.

Coronavírus: dezenas de estrangeiros sob quarentena em Pedrógão Grande

Perto de 30 cidadãos estrangeiros encontram-se sob quarentena, com maior incidência numa povoação da freguesia de Vila Facaia, do concelho de Pedrógão Grande (Leiria), por terem tido contactos com uma rapariga infectada pelo novo coronavírus.

Perto de 30 cidadãos estrangeiros encontram-se sob quarentena, por terem tido contactos com uma rapariga infectada pelo novo coronavírus.

A identificação das pessoas, confinadas aos territórios das freguesias de Vila Facaia e Graça, foi efectuada, pela GNR, a pedido das autoridades sanitárias.

A Guarda Nacional Republicana mantém os indivíduos sob vigilância apesar da inexistência de notícia de que não tenham sido acatadas as recomendações de índole sanitária, disseram à SÁBADO fontes autárquicas.

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande está a assegurar a entrega de alimentação, de produtos farmacêuticos e de higiene àquela comunidade.

A rapariga, que se encontra estável, circulava, amiúde, através de locais frequentados por dezenas de cidadãos estrangeiros, quase todos oriundos de países do centro da Europa.

A sobredita comunidade foi crescendo, em parte, graças a um dos seus membros, um proprietário que se dedicou ao arrendamento de habitações.

 

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close