Pampilhosa da Serra – “Concerto Clandestino” de Helder Bruno aproximou os espectadores do magnífico céu escuro de Fajão

Mágico. Arrepiante. Apaziguador. Foi assim o concerto de Helder Bruno que este sábado, dia 27 de julho, ecoou em Fajão, a um palmo do céu e à luz das estrelas. A melodia do piano transportou os/as espectadores/as para uma dimensão imersiva e espiritual, sentindo-se uma conexão profunda com o território, os elementos astronómicos e pessoas que partilham a mesma curiosidade e fascínio.

A Dome do Geoscope foi janela aberta para o firmamento, para a arte e para a natureza, num local com condições únicas para observação do céu escuro e que, cada vez mais, conquista o interesse e a admiração de quem se quer aproximar e maravilhar com o que está acima da nossa cabeça.

Antes do concerto decorreu nova sessão do workshop de astronomia “O Sol e Outros Astros – Ver e Compreender o Universo”, com observação do sol ao telescópio, sendo que após a atuação houve ainda tempo e entusiasmo para uma viagem pelo imenso céu noturno. Ambas as iniciativas foram guiadas pelo Clube Astronómico do Alva.

O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão foi inaugurado a 27 de junho e tem um calendário de eventos de Verão que convida à descoberta da terra do céu escuro, onde as estrelas brilham mais e mais perto. Workshops de Astronomia, de Astrofotografia ou observação de estrelas cadentes na Noite das Perseidas ou canoagem noturna são alguns exemplos das experiências idealizadas. A agenda completa está disponível aqui: https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/noticias/saiba-como-visitar-o-geoscope-de-fajao/

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close