SAUDE: Retenção de líquidos: o que é, quais os sintomas e como tratar

O corpo humano tem cerca de 60% de água, cujo papel é crucial para o bom funcionamento do organismo. Quando o corpo não elimina a água e esta fica retida, dá-se um transtorno denominado de retenção de líquidos. Em alturas de grandes variações de temperaturas, com especial incidência no verão, muitas são as pessoas que sofrem com este problema. Falámos com a nutricionista Catarina Lopes para compreender no que consiste, quais os sintomas e como pode ser atenuado.

A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de líquidos no organismo, quando o corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso, o que causa a acumulação de água nos tecidos, provocando inchaço em algumas zonas do corpo, sendo um problema maioritariamente observado no género feminino.

Esse inchaço, também conhecido como edema, acontece quando o nível de líquidos retidos no corpo ultrapassa os 75 por cento e manifesta-se sobretudo nas pernas, braços, mãos, pés e barriga, sendo vários os fatores pelos quais acontece. «A falta de exercício físico, o baixo consumo de água, o consumo excessivo de sal, o consumo de medicamentos (cortisona, por exemplo), estar demasiadas horas sentado ou em pé, a pílula anticoncecional e problemas de circulação são, talvez, os fatores ou causas mais comuns entre a população portuguesa», explica Catarina Lopes, nutricionista.

Como em qualquer doença ou transtorno, existem vários sintomas que o avisam que o seu corpo pode estar a fazer retenção de líquidos. «Os mais comuns são inchaço nos braços e pernas; sensação de peso nas pernas; dores nos membros; inchaço abdominal; mãos e pés inchados; aumento de volume nas coxas; aumento da celulite e oliguria (redução do volume urinário)», afirma a especialista.

Outros artigos

Back to top button
Close
Close