Sejam bem-vindos/as às Festas do Concelho: a celebração do “ser e sentir Pampilhosa da Serra” para partilhar com todos

Até ao dia 17 de agosto, as Festas do Concelho e a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia, abrem o coração do concelho para receber os filhos da terra, amigos e visitantes, num ambiente de profunda alegria, tradição, convívio e grandes espetáculos. O arranque da celebração aconteceu hoje, dia 13 de agosto, com o tradicional corte de fita a deixar uma certeza: mais do que um evento, este é um retrato vivo da identidade, da cultura e do espírito comunitário do concelho.

Antes do habitual périplo pelos cerca de 100 expositores que preenchem o recinto, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, frisou que as Festas do Concelho são o “pretexto perfeito” para o “reencontro e a celebração”, deixando um convite: “venham viver connosco estas festas e deixem-se conquistar pelo que temos de mais valioso: a autenticidade”.

A cerimónia simbólica de inauguração do certame contou com a presença do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, que ficou a conhecer o cartaz das festas do Concelho de Pampilhosa da Serra – um dos melhores de sempre e onde não faltam atrativos como concertos imperdíveis, gastronomia típica e o melhor do artesanato da região.

Rosinha (dia 13), Calema (dia 14), Carolina Deslandes e The Sky Full of Stars – tributo aos Coldplay (dia 15), Van Zee (dia 16) e Micaela (dia 17), são os cabeças de cartaz que vão agitar a Praça do Regionalismo da vila, num programa idealizado para todas as idades e gostos musicais. A abrir as festividades, na noite de 13 de agosto, sobe ainda ao palco o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, num momento que celebra o talento local e a ligação à comunidade.

Mas as festas vão muito além dos concertos: bailaricos à moda antiga, ranchos folclóricos, grupos de bombos e concertinas trazem o pulsar serrano a cada canto do recinto. E para quem gosta de prolongar a diversão, o Palco 2 recebe, ao final de cada dia, espetáculos com DJ’s como Sék Mintendes, Valelo, Baile das Novinhas, Dupla Mete Cá Sets, Dupla André Henriques e Filipe Gonçalves, entre outros, assegurando a animação noite dentro.

Em paralelo, a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia assume, mais uma vez, um papel de destaque, decorando a Praça do Regionalismo com os saberes e sabores das gentes do concelho e da Região, que este ano esgotaram rapidamente o limite máximo de vagas disponíveis. Os visitantes podem assim conhecer de perto o trabalho de dezenas de artesãos e produtores locais, num espaço genuíno e autêntico.

As Juntas de Freguesia do concelho estarão também representadas com expositores próprios, promovendo os seus encantos paisagísticos, culturais e gastronómicos, enquanto que as coletividades e associações concelhias voltarão a mostrar toda a sua vitalidade através da venda de petiscos, bebidas, doces e produtos endógenos.

Na Praça da Restauração, o aroma das tasquinhas tradicionais convida a uma paragem obrigatória. Maranho, chanfana e tigelada são apenas algumas das iguarias típicas que poderão ser degustadas neste espaço, maioritariamente dinamizado por associações locais, onde cada refeição é preparada com toda a dedicação e cuidado por quem recebe.

As entradas são gratuitas.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close