Góis conquistou a FITUR com folia e tradição

A participação do Município de Góis, no stand da CIM Região de Coimbra, no dia 27 de janeiro de 2024, tinha como missão a divulgação do património cultural imaterial do concelho, bem como projetar a “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis” a nível internacional. Uma prova superada.

Relembramos que o Município de Góis procedeu ao Registo da Marca Nacional “Máscara de Cortiça”, junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no ano de 2018, cujo registo salvaguarda a identidade deste artefacto, que tanto personaliza e caracteriza a “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, tão bem materializada pela Lousitânea, um parceiro fundamental na realização destas ações de promoção do concelho.

A energia do pequeno grupo de foliões, que marcou presença na FITUR, conquistou e contagiou os visitantes que circulavam no pavilhão 4, convidando para uma visita a Góis e a uma participação na “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, que decorrerá no domingo gordo, 11 de fevereiro, tendo como ponto de partida a aldeia de Aigra Nova, garantindo muita folia, animação e convívio.

Em jeito de balanço, Rui Sampaio, Presidente da Câmara Municipal de Góis, refere “𝘢 𝘊𝘰𝘳𝘳𝘪𝘥𝘢 𝘥𝘰 𝘌𝘯𝘵𝘳𝘶𝘥𝘰 𝘵𝘰𝘳𝘯𝘰𝘶-𝘴𝘦 𝘯𝘶𝘮 𝘱𝘳𝘰𝘥𝘶𝘵𝘰 𝘵𝘶𝘳í𝘴𝘵𝘪𝘤𝘰 𝘥𝘦 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭ê𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘤𝘰𝘮 𝘢𝘱𝘵𝘪𝘥ã𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘵𝘳𝘢𝘪𝘳 𝘶𝘮 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘯ú𝘮𝘦𝘳𝘰 𝘥𝘦 𝘷𝘪𝘴𝘪𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘦 𝘱𝘰𝘵𝘦𝘯𝘤𝘪𝘢𝘳 𝘢 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰𝘮𝘪𝘢 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭”. Ainda acerca da aposta na divulgação deste produto, o autarca reforça que “𝘪𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘣𝘢𝘵𝘦𝘳 𝘢 𝘴𝘢𝘻𝘰𝘯𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘶𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘎ó𝘪𝘴, 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘪𝘯𝘰 𝘵𝘶𝘳í𝘴𝘵𝘪𝘤𝘰, uma 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢 que, 𝘤𝘰𝘮 o 𝘵𝘦𝘮𝘱𝘰, 𝘱𝘰𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘧𝘭𝘦𝘵𝘪𝘳 𝘶𝘮 𝘪𝘮𝘱𝘢𝘤𝘵𝘰 𝘪𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘯𝘢 𝘴𝘶𝘴𝘵𝘦𝘯𝘵𝘢𝘣𝘪𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘤𝘦𝘭𝘩𝘰 𝘥𝘦 𝘎ó𝘪s”.

Por outro lado, as “Gamelinhas” fizeram as delícias dos mais gulosos, marcando Góis pontos no que concerne à divulgação do receituário concelhio e à qualidade dos seus produtos endógenos, como o mel e a castanha.

 

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close