Góis -Feira dos Santos do Mel e da Castanha, Edição 2024
Pavilhão Gimnodesportivo de Góis | 1 e 2 de novembro
A Feira dos Santos realizou-se pela primeira vez no dia 1 de novembro de 1957, no Parque do Castelo. Associada ao costume da matança do porco, a feira viria a tornar-se num convívio tradicional, de reunião das famílias, na Vila de Góis.
Ao longo dos anos, este evento tem vindo a promover as potencialidades do concelho, divulgando os produtos endógenos da região, ligados à tradição dos Santos. Produtos nossos muito valorizados no certame, atualmente, são o Mel e a Castanha.
A Castanha faz parte da nossa alimentação há alguns séculos. Noutros tempos, este alimento era a base da alimentação humana, chegando a substituir o pão e a batata. Hoje é presença assídua na gastronomia portuguesa e um dos protagonistas do nosso evento.
O Mel é produto rei da nossa feira, destacamos a importância da preservação das abelhas, pelo seu papel fundamental na manutenção da biodiversidade no nosso planeta, bem como os saberes e sabores ancestrais tão presentes no nosso território.
A Feira dos Santos, do Mel e da Castanha regressa a Góis, ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal e área adjacente, este ano com programação, nos dias 1 e 2 de novembro de 2024. Do programa consta a habitual feira apenas no dia 1 de novembro e o mercado (Feira sem Regras) dentro do pavilhão gimnodesportivo nos dias 1 e 2 de novembro.
Para o mercado (Feira sem Regras) contamos com 68 inscritos, dos quais se encontram divididos sobre as seguintes tipologias:
Mais ainda, se informa que dos 68 inscritos, 26 são habitantes do Concelho de Góis.
No que diz respeito á feira do dia 1 de novembro, até ao momento, obtivemos 13 inscrições, distribuídos entre as tipologias de venda de produtos têxteis, comerciantes de farturas e demonstração de filhó de massa espichada, venda de torresmos entre outros de acordo com a seguinte tabela:
Programa
1 de novembro
8h00 mercado tradicional*
[tenda localizada entre o Pavilhão Gimnodesportivo e a GNR – posto territorial de Góis] [*limitado a feirantes e vendedores ambulantes previamente inscritos]9h00 abertura da feira de artesanato e produtos endógenos
[pavilhão gimnodesportivo]XXI Torneio da Malha Inter-Coletividades
[Parque de Lazer do Baião]10h00 Animação e arruadas com Grupo de Concertinas de Cortes
[Vila de Góis e zona da feira]Das 14h30 às 19h00 Animação para crianças e Entrega dos Prémios do Desafio da Semana da Mobilidade
[pavilhão gimnodesportivo]15h00 Inauguração oficial
[pavilhão gimnodesportivo]16h00 Atuação do Rancho Folclórico Serra do Ceira
[tenda]17h30 Magusto tradicional
[zona exterior ao Pavilhão Gimnodesportivo]21h30 Espetáculo musical com Cláudia Martins e os Minhotos Marotos
[tenda]23h00 Encerramento da Feira