Município de Proença-a-Nova recebe Prémio Autarquia do Ano com 4 projetos

O Município de Proença-a-Nova foi galardoado com 2 prémios e 2 menções honrosas com os 4 projetos: a Casa do Resineiro de Corgas foi premiada na categoria de Cultura e Património e a Cozinha Partilhada de Montes da Senhora na categoria de Economia Social; já os Campos de Jogos da Aldeia Ruiva e o Roteiro das Artes receberam uma menção honrosa nas categorias de desporto e turismo cultural, respetivamente.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal, mostrando-se orgulhoso com as distinções, afirma que “estas distinções em áreas distintas como a cultura e património, a economia social, o desporto e o turismo cultural é demonstrativo do potencial do nosso território. É fruto no trabalho contínuo que temos realizado e assenta na estratégia deste executivo de continuar a sua missão de desenvolver iniciativas e práticas inovadoras em prol da comunidade”.

A Casa do Resineiro é um espaço museológico na aldeia de Corgas que pretende recordar ou dar a conhecer imagens, ferramentas e obras de arte alusivas não só à atividade da resina, mas também da própria vida no campo. Inaugurada em 2022, o objetivo deste espaço é manter vivas as tradições das localidades em que, à semelhança das Corgas, se resinavam os pinhais, com grande impacto na própria evolução da comunidade.

Criada em 2016, a Cozinha Partilhada da Cooperativa de Montes da Senhora é um equipamento municipal criado pelo Município de Proença-a-Nova com o objetivo de ajudar a alavancar pequenos negócios na área do agroalimentar e ao mesmo tempo promover os produtos locais. A Cozinha Partilhada tem atualmente 11 produtores ativos em várias áreas: produção de chocolates, compotas, licores, transformação frutos secos e outros frutos de casca rija, e pastelaria.

A mais de 200 km do mar, no interior do país é possível disfrutar de um campo desportivo de areia, à semelhança dos existentes nas praias da costa portuguesa. A ideia da sua construção enquadra-se no projeto de requalificação que foi realizado na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. Com condições para a prática de todo o tipo de desporto que utilize um campo de areia. Desde a sua inauguração, o Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva já recebeu torneios de futevólei, futebol de praia e ténis de praia, sendo expetativa do Município que outros desportos façam a sua estreia neste areal que se localiza muito próximo da Ribeira da Isna. As condições que este local possui, complementadas com os equipamentos da Praia Fluvial, torna possível a qualquer equipa que pretenda fazer um estágio ter um espaço para treinar, dormir e realizar as refeições concentrado num único lugar.

Uma das estratégias do Município de Proença-a-Nova é a arte como fator de atratividade para o concelho, uma aposta que tem crescido desde 2011, com a primeira residência artística, resultado do protocolo com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Além daquilo que a arte representa, o objetivo é que a sede de concelho seja mais atrativa para quem nos visita e para os residentes que seja uma forma de elevar a autoestima. A iniciativa Roteiro das Artes arrancou 2017 e reuniu na altura as primeiras obras artísticas existentes no concelho. Desde então este roteiro tem vindo a ser enriquecido com diversas manifestações artísticas totalizando, em 2023, 27 obras em diferentes pontos do concelho.

Esta Edição premiou 45 municípios pelas suas iniciativas, num total de 11 categorias e 50 subcategorias. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no dia 18 de maio, no Grémio Literário, em Lisboa, e Catarina da Encarnação Dias, vereadora do Município, recebeu a distinção em representação da autarquia.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close