Novas matrículas dos carros aprovadas. Vão ser assim

As novas matrículas dos carros serão constituídas por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos. Começam a circular na estrada no final deste ano.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira do passado dia 20, o diploma que altera o modelo de chapas de matrícula, introduzindo novas combinações de carateres e um formato que harmoniza o modelo português com o da generalidade dos Estados da União Europeia.

Assim, foi aprovado o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir, introduzindo-se alguns ajustamentos de natureza técnica nos modelos de chapas de matrícula, adotando ainda um formato que simplifica a sua produção.

Adicionalmente – adianta uma nota do Conselho de Ministros – alterou-se o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, que passam a poder ser prestados nos Espaços Cidadão, pelos trabalhadores que prestam o atendimento do serviço.

O novo sistema vai permitir, segundo o instituto, fabricar cerca de 28 milhões de matrículas, já que, na sequência do Acordo Ortográfico, as letras Y, K e W – até agora excluídas do sistema em Portugal – vão passar a ser utilizadas.

A primeira matrícula foi registada nos anos 30. Era utilizado o modelo “AA-00-00”, que durou cerca de 55 anos.

 “Neste momento, a atual série de matrículas ainda permite atribuir cerca de 170 mil matrículas o que poderá corresponder a cerca de quatro meses, dependendo do ritmo da emissão de novas matrículas”, referiu a entidade, em resposta a perguntas da agência Lusa.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close