Os carros do Campeonato Portugal Novas Energias – Prio levam a emoção para as estradas de Proença-a-Nova

Começa já no próximo dia 29 de julho, a quarta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio.

Durante os dias 29 e 30 deste mês, as equipas vão percorrer as estradas de Proença-a-Nova, e região envolvente, disputando a quarta etapa a contar para o campeonato nacional.

Organizada pelo Classic Clube de Portugal, o EcoRally Proença-a-Nova tem a cerimónia da partida marcada para as 14.15 de sábado, dia 29, no Parque Comendador João Martins, ficando a manhã desse dia dedicada às necessárias verificações técnicas e documentais das equipas em prova.

A 1ª secção termina no Cais do Tejo, em Vila Velha de Rodão, onde os participantes vão ter a oportunidade de desfrutar de um passeio de barco às portas de Ródão, com degustação de produtos regionais.

Às 19h00, terá lugar a partida da 2ª secção com horário previsto de chegada para as 20h30, no Centro de Ciência Viva da Floresta, onde decorrerá também o jantar oficial da prova.

No domingo, os carros regressam ao Parque Urbano Comendador João Martins, de onde partirá a 3ª secção com destino ao Centro de Ciência Viva da Floresta, e onde se realizará a cerimónia do pódio e um almoço de convívio.

Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora refere que “voltamos a marcar presença em Proença-a-Nova, que está neste Campeonato desde a primeira edição, ajudando a cumprir esta nossa missão de divulgar o automobilismo descarbonizado, desta vez também com a colaboração do município de Vila Velha de Ródão que vai proporcionar a passagem do rali nas Portas de Ródão, um dos mais imponentes monumentos geomorfológicos de Portugal.

João Lobo, Presidente da Câmara de Proença-a-Nova afirma que “Proença-a-Nova, faz parte desde a primeira edição, da prova que iniciou com os automóveis elétricos, através da organização do Classic Clube de Portugal do EcoRally, que apesar de ser uma evolução natural e esperada para os amantes do desporto motorizado, teve a assertividade e originalidade de se iniciar e fazer acontecer por condição deste Clube. Porque Proença-a-Nova, por motivos óbvios, já em 2007 em Proença se lançou o projeto Carbono zero, em 2019 realizámos a primeira edição do Biodivsummit alinhados com uma estratégia de desenvolvimento sustentável e refletindo o nosso território e a valência dos ecossistemas. É por isso que a prova EcoRally faz todo o sentido ter uma das suas etapas aqui, que é também o sítio certo para a sua realização.

A etapa de 29 e 30 de Julho irá percorrer vários pontos de interesse do concelho em que evidencio nesta época estival as praias fluviais de Aldeia Ruiva, Malhadal e Fróia, as zonas balneares de Alvito da Beira e da Cerejeira, bem como as zonas de lazer de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval, animadas por várias iniciativas, a gastronomia que retempera forças e provoca sensações e para contemplar uma subida à Torre de Vigia da Serra das Talhadas de autoria do arquiteto Siza Vieira. Mas podem também realizar um salto tadem na escola de paraquedismo, fazer escalada ou simplesmente fluir com o tempo por vários trilhos e quem sabe, esperar entardecer na esplanada do Centro Ciência Viva da Floresta com uma infusão muito especial feita por um grupo de jovens adultos que apesar da serem “diferentes” são capazes de nos preencher a cada momento. Proença-a-Nova espera por todos e que seja de forma elétrica.”

Já nas palavras do Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “a singularidade das Portas de Ródão e o cenário majestático que o rio tejo nos proporciona é o cenário ideal para acolhermos o EcoRally, proporcionando a todos os participantes um momento inesquecível num evento que promove as potencialidades naturais e turísticas de um território que se assume cada vez mais como um destino único!”

O EcoRally Proença-a-Nova terá uma distância total de 201,20 km, distribuída por 15 sectores de regularidade, que perfazem cerca de 130 km controlados.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close