Sertã – Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais reuniu

O Edifício dos Paços do Concelho da Sertã acolheu, a 4 de maio, a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais que, entre outros trabalhos, apresentou o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano de 2026.

Este plano enumera e detalha os recursos humanos e materiais, assim como os meios complementares de apoio ao combate a incêndios, no que concerne ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no âmbito municipal.

Para além da apreciação e votação do POM para 2026, aprovado por unanimidade, nesta reunião foi também feita a apresentação do Relatório de Atividades de 2025 e Plano de Atividades para 2026 das Equipas de Sapadores Florestais da Aproflora (Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal). Os trabalhos realizados em consequência da Tempestade Kristin também foram assunto desta reunião, tendo-se referenciado os meios externos no terreno e a respetiva evolução da desobstrução e requalificação da rede Viária Florestal.

Por fim, Cristina Nunes, vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal da Sertã, apresentou aos representantes da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, os procedimentos operacionais inerentes à AIGP 2.0 / Kristin, cujas Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) encontram-se em consulta pública até ao dia 13 de Maio.Neste ponto foi referida a importância da remoção do material lenhoso na interface urbano-florestal pelos proprietários, salientando que quem cumpra os critérios terá um apoio entre os 1.000€ e os 1.500€/hectare.

Presidida por Cristina Nunes, esta reunião contou também com as presenças dos representantes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho da Sertã (Freguesia do Castelo e Freguesia da Várzea dos Cavaleiros), dos comandos das duas corporações de bombeiros do Concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim), GNR/SEPNA da Sertã, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) e Aproflora.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close