Proença-a-Nova – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável marcam a XVI Estafeta Escolar

São aproximadamente 10 quilómetros que separam o antigo Instituto São Tiago, em Sobreira Formosa, e o Pavilhão Municipal, em Proença-a-Nova, e que há 16 anos que é palco da Estafeta Escolar, uma atividade de encerra o segundo período escolar, promovida pelo Município em parceria com o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Este ano, contou com a participação de 19 equipas e aproximadamente 190 atletas, cujos nomes das equipas foram inspirados nos Objetivos Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento global para 2030.

O melhor tempo foi conseguido pela equipa do secundário “os baldes e as assessoras renováveis” que completou o percurso em 43 minutos e três segundos, logo seguida da equipa do 3ºciclo “Speedy Turtles” com 43 minutos e 10 segundos.

Por escalão, no 1º ciclo em primeiro lugar ficou a equipa “Igualdade de Género” que fez a prova em 1 hora e 2 minutos, seguida da equipa “Ação Climática” com 1 hora, 2 minutos e 18 segundos. O pódio ficou completo com a equipa “Reduzir as igualdades” com 1 hora e 3 minutos. No 2º ciclo, a equipa vencedora “Proteger a vida marinha” terminou a prova com 47 minutos e 15 segundos, em segundo a equipa “Os atletas” com 50 minutos e 50 segundos e em terceiro “Os melhores” com 54 minutos e 21 segundos. Atrás da “Speedy Turtles, chegou a equipa “A amadora 3.0” (47 minutos e 28 segundos) e a “William Carvalho quer acabar com a fome!” (48 minutos e 30 segundos). Finalmente no Secundário, em segundo lugar ficou a “Atletas Humanísticos” (46 minutos e 10 segundos) e em terceiro a “ACDR repetentes promove a saúde de qualidade” (46 minutos e 40 segundos).

As estafetas são provas utilizadas no atletismo que consistem na divisão da distância a percorrer por um determinado número de atletas, cabendo a cada um cumprir uma parte igual do percurso e que desenvolve a cooperação e o espírito de grupo, uma vez que o resultado final resulta do trabalho dos elementos da equipa.

Esta edição da XVI Estafeta Escolar ficou marcada ainda pela participação, pela primeira vez, de uma equipa de docentes e auxiliares de educação do Agrupamento de Escolas que terminou a prova em 1 hora, quatro minutos e 48 segundos.

Outros artigos

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close