Município da Sertã assinalou o Dia Mundial do Ambiente
No passado dia 5 de junho assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, que este ano tem como mote “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”. Para marcar a efeméride, o Município da Sertã distribuiu garrafas de água flexíveis pelos alunos das escolas do concelho da Sertã, do 1º ano ao secundário, nos seguintes estabelecimentos de ensino: AES – Agrupamento de Escolas da Sertã, IVS – Instituto Vaz Serra, ETPS – Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental. A escolha das garrafas de água reutilizáveis foi feita com o objetivo de incentivar o consumo de água da torneira, diminuindo a utilização de garrafas de água descartáveis.
Rui Gaspar Antunes, Vice Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera que “é importante assinalar este dia para relembrar que os recursos do planeta Terra, como a água, são recursos que se podem esgotar e, por esse motivo, é fundamental consciencializar os mais jovens para a implementação de práticas mais sustentáveis”.
O tema deste ano, “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”, está relacionado com a degradação, a desertificação e a seca registadas na Arábia Saudita e visa impulsionar a ação global no cumprimento das metas de restauro de grandes frações do planeta, tendo como finalidade desacelerar as alterações climáticas e proteger a natureza. Este ano (2024) também se assinalam os 30 anos da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Celebrado desde 1974, o Dia Mundial do Ambiente chama a atenção para a intensificação das problemáticas ambientais que se enfrentam atualmente: as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a poluição e problemas decorrentes dos resíduos. Estas crises estão a colocar todos os ecossistemas em risco e, por esta razão, as atividades realizadas mundialmente nesta data visam apresentar formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, através de ações individuais e/ou coletivas.