Jazz ao Centro, Vânia Couto e comunidade juntos para “Cantar Dornelas” (do Zêzere)
Dornelas do Zêzere resgata memórias para o futuro, através do cancioneiro tradicional, com a ajuda de Vânia Couto. Iniciativa culmina num concerto no próximo sábado.
A Aldeia de Dornelas do Zêzere está a acolher, desde o passado dia 17 de setembro, a cantora, compositora e dinamizadora cultural Vânia Couto, conhecida pela sua participação em projetos como Pensão Flor e, mais recentemente, enquanto fundadora do Coro Das Mulheres da Fábrica, um coro de Mulheres da Região Centro que reinterpreta o Cancioneiro Popular Português e do Mundo, composto por mais de 100 mulheres.
Esta iniciativa, denominada Cantar Dornelas, é dirigida aos habitantes da Freguesia de Dornelas do Zêzere, Aldeia do concelho da Pampilhosa da Serra e resulta da parceria da Autarquia local com a Associação Cultural Jazz ao Centro Clube (JACC), que tem vindo a desenvolver trabalho na região, em projetos como o XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto.
As participantes deste projeto irão partilhar com Vânia Couto estórias e canções onde têm natural destaque a centralidade do rio sobre o qual a Aldeia se debruça, o passado (e presente) da ligação umbilical à terra e às minas. Será o resultado dessas partilhas que apresentarão, em momento aberto a toda a comunidade, num concerto que terá lugar às 15h30 da tarde de Sábado, dia 21 de Setembro.
Cantar Dornelas resulta, também, da vontade de dar continuidade, no domínio sócio-cultural, aos princípios estabelecidos pela Rede das Aldeias para o Futuro – Aldeias Bauhaus EUROACE, constituída a partir da iniciativa do Município da Pampilhosa da Serra.
Trata-se, pois, de desenvolver ações no território, promovendo um movimento interdisciplinar que combina tradição e inovação, sustentabilidade e envolvimento das comunidades de um território que abrange seis Aldeias da eurorregião EUROACE: as aldeias de Dornelas do Zêzere na Pampilhosa da Serra e Sortelha no Sabugal, da região Centro de Portugal; São Pedro do Corval em Reguengos de Monsaraz e Marco em Arronches, do Alentejo; e Moraleja e Llerena da Extremadura.
Co-financiado pelo Ministério da Cultura/DGArtes, ao abrigo do programa artístico do JACC, Cantar Dornelas conta com o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa e o suporte local da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e da Junta de Freguesia.