“A comer é que a gente se entende!” em contato com a comunidade na BTL

A equipa e vários parceiros do projeto Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) “A Comer é Que a Gente se Entende!”, estiveram presentes no stand do Grupo de Ação Local parceiro Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no passado sábado dia 2 de março.

Durante o dia, foram milhares de pessoas que passaram pela BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, e sendo que o projeto se caracteriza por uma intervenção focada na grande proximidade com a comunidade, a equipa manteve, a partir das 17h, um contato de proximidade, com os visitantes do certame, convidando-os a conhecer o projeto e a refletir sobre a temática da alimentação. O “A comer é Que a Gente se Entende!” foca a sua ação na Região de Coimbra e tem como temas centrais a valorização e a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, a promoção de uma Alimentação Saudável e Sustentável e o Combate ao Desperdício Alimentar.

Durante o momento promocional, marcaram presença vários representantes dos Grupos de Ação Local envolvidos no projeto, AD ELO, ADICES, Coimbramaisfuturo, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó- Associação de Desenvolvimento e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, assim como a Rede Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (RNAES) e várias entidades representantes da Região de Coimbra.

O projeto “A comer é que a gente se entende!”, é um de 22 projetos regionais que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), abrange os 19 concelhos que constituem a Região de Coimbra, correspondendo ao território de intervenção das 8 entidades parceiras.

Este é um projeto de parceria liderado pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações AD ELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A equipa tem estado a desenvolver diversas iniciativas pelo território, com o objetivo de valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e, através da criação de sinergias com os vários agentes locais, dinamizando várias atividades de sensibilização, educação e capacitação da comunidade.

Este Projeto é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close