“A comer é que a gente se entende!” em contato com a comunidade na BTL
A equipa e vários parceiros do projeto Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) “A Comer é Que a Gente se Entende!”, estiveram presentes no stand do Grupo de Ação Local parceiro Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no passado sábado dia 2 de março.
Durante o dia, foram milhares de pessoas que passaram pela BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, e sendo que o projeto se caracteriza por uma intervenção focada na grande proximidade com a comunidade, a equipa manteve, a partir das 17h, um contato de proximidade, com os visitantes do certame, convidando-os a conhecer o projeto e a refletir sobre a temática da alimentação. O “A comer é Que a Gente se Entende!” foca a sua ação na Região de Coimbra e tem como temas centrais a valorização e a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, a promoção de uma Alimentação Saudável e Sustentável e o Combate ao Desperdício Alimentar.
Durante o momento promocional, marcaram presença vários representantes dos Grupos de Ação Local envolvidos no projeto, AD ELO, ADICES, Coimbramaisfuturo, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó- Associação de Desenvolvimento e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, assim como a Rede Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (RNAES) e várias entidades representantes da Região de Coimbra.
O projeto “A comer é que a gente se entende!”, é um de 22 projetos regionais que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), abrange os 19 concelhos que constituem a Região de Coimbra, correspondendo ao território de intervenção das 8 entidades parceiras.
Este é um projeto de parceria liderado pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações AD ELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
A equipa tem estado a desenvolver diversas iniciativas pelo território, com o objetivo de valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e, através da criação de sinergias com os vários agentes locais, dinamizando várias atividades de sensibilização, educação e capacitação da comunidade.
Este Projeto é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).