Ampliação do Centro de Saúde da Sertã já começou
“Começou finalmente a obra de ampliação e requalificação do Centro de Saúde da Sertã”, anuncia Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Após uma “luta” de mais de dois anos e, nove meses percorridos após a assinatura do contrato de financiamento, finalmente arrancou a obra de “Requalificação e Adaptação do Centro de Saúde da Sertã – Fase 2″ ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que irá conferir “maior dimensão e eficácia na prestação dos cuidados de saúde, aumentando a sua capacidade de resposta e tornando-o, progressivamente, um centro de saúde cada vez mais relevante na região”.
O auto de consignação que marca o arranque das obras foi assinado esta sexta-feira, dia 11 de abril, no Centro de Saúde da Sertã, numa cerimónia que contou com as presenças de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Rui Alves, Presidente do Conselho de Administração da ULS (Unidade Local de Saúde) de Castelo Branco, do representante da empresa PROSERTÃ – Projetos e Construções, Lda., entre outras entidades.
Qual sonho tornado realidade, Carlos Miranda expressou nesta cerimónia a satisfação que é ver esta obra, finalmente, sair do papel e começar a ganhar vida: “é um momento importante para a Sertã e para a saúde do concelho. Vamos finalmente poder iniciar esta obra que eu considero que vem dar outras condições de trabalho aos profissionais que estão neste Centro de Saúde e, naturalmente, aos utentes do concelho da Sertã”.
Também Rui Alves, Presidente do Concelho de Administração da ULS de Castelo Branco, realçou a simbologia desta assinatura, por ser um momento pelo qual se ansiava há muito, e sobre o qual têm grandes expectativas: “esta obra irá certamente melhorar, por um lado, as condições de atendimento dos nossos profissionais aos utentes da ULS de Castelo Branco, e designadamente este Centro de Saúde, mas também os serviços que são prestados, os serviços essenciais por parte dos nossos profissionais.”
Com conclusão prevista para o primeiro quadrimestre de 2026, a obra totaliza um investimento de 1.071.259,19€ e abrange uma série de intervenções: a ampliação do edifício do Centro de Saúde, a requalificação de espaços já existentes, melhoria das condições de acessibilidade ou implementação de medidas de eficiência energética que tornem o edifício ambientalmente mais sustentável. Estas intervenções, além de melhorarem os serviços e as condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, pretendem também contribuir “para a melhoria da prestação de cuidados de saúde”, tornando-se simultaneamente “um fator de atratividade fundamental para captar profissionais de saúde”, sublinhou Carlos Miranda, recordando a “importância desta obra, quer para o concelho da Sertã quer para toda a região”.
Recorde-se que o aviso- convite para o financiamento foi publicado em janeiro de 2024; cinco meses depois foi assinado o contrato de financiamento, numa cerimónia que decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em Coimbra, e que contou com as presenças de Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC e André Trindade, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde. A abertura do Concurso Público aconteceu em novembro do ano passado e, decorridos os prazos legais da Contratação Pública, a “Requalificação e Adaptação do Centro de Saúde” já começou a ser realidade com o início dos trabalhos.