Apresentação Pública do Projeto “CRIANÇAS SEM Fronteiras”
A 18 de dezembro de 2024 – Dia Internacional dos Migrantes, decorreu na ETP Sicó, em Avelar, a Apresentação Pública do projeto “CRIANÇAS SEM Fronteiras”, uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), inserida nas Parcerias para a Inovação Social que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, visando a inclusão de crianças e jovens imigrantes com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos de idade, dos concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela.
A apresentação iniciou com o Vídeo “PORTUGAL PRECISA DE IMIGRANTES”, que resume o projeto e que fora submetido aquando da apresentação da candidatura ao programa de financiamento, já em janeiro de 2024.
Seguiu-se uma breve apresentação do projeto, devidamente enquadrada na atual e premente temática da “Integração das Crianças e Jovens Imigrantes”, a qual foi assegurada pelo Diretor Geral da ETP Sicó, Fernando Inácio Medeiros.
E porque neste projeto, os Investidores Sociais são parceiros fulcrais, abordou-se “O papel dos Investidores Sociais: as Juntas de Freguesia e as Empresas”, intervenções a cargo do Presidente da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria, Eduardo Craveiro e da empresa ASCENDI Pinhal Interior, Estradas do Pinhal Interior, SA, representada por Adelaide Martins.
O foco da sessão avançou para a promoção da inovação social, abordando-se especificamente “As IIES como estratégias de desenvolvimento regional”. Para tal, contámos com a intervenção inesperada e cativante de Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, cuja presença muito nos honrou. Seguiu-se Luísa Bernardes, da Equipa de Ativação do Ecossistema e Representante Regional do CENTRO (Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030).
O encerramento da sessão ficou a cargo de António José Domingues, Presidente do Município de Ansião e Presidente do Conselho de Administração da Sicó Formação, S.A., entidade proprietária da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.
Do programa constou ainda um momento intercultural com o grupo “Soul Dance Academy”, cujos elementos são alunos oriundos de PALOP’s com os quais a nossa escola tem estabelecido Protocolo de Cooperação, precisamente numa lógica de internacionalização e de abertura ao mundo que estrategicamente temos vindo a consolidar.
A finalizar, um reconfortante Porto de Honra, assegurado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, em funcionamento no pólo de Alvaiázere desta escola.
A sessão contou também com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, que asseguraram a receção e o encaminhamento dos convidados, bem como dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, que assumiram a cobertura do evento, bem como a transmissão do mesmo, via Streaming, nas redes sociais e demais plataformas digitais.
Além da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, de Instituições Privadas de Solidariedade Social, de Associações Recreativas e Culturais, de Associações de Pais, de demais entidades parceiras públicas e privadas, da comunicação social e da comunidade interna da ETP Sicó, é de destacar ainda a presença das Juntas de Freguesia dos concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela, na qualidade de Investidores Sociais, bem como dos Agrupamentos de Escolas destes mesmos concelhos, enquanto parceiros estratégicos na implementação do projeto.
Em suma, com um financiamento total de 301.246,34 €, dos quais 80% são provenientes de fundos públicos (CENTRO 2030), o projeto é cofinanciado por Investidores Sociais, somando 60.249,27 €, valor assegurado por parceiros privilegiados como as Juntas de Freguesia dos 3 concelhos e as empresas Odraude e Ascendi.
Prevê-se a criação de um Espaço de Educação e Integração e serão promovidas atividades que visem o desenvolvimento de competências essenciais para a integração social, cultural e linguística das crianças e jovens participantes, sendo de destacar sessões como: “Línguas em Movimento”, para o ensino da língua portuguesa e outras; “Conhecer Portugal”, com conteúdos educativos sobre história e geografia nacionais; “Fora da Minha Caixa”, que estimula a participação em atividades lúdicas e desportivas; o “Cubo Mágico”, com sessões onde serão trabalhadas competências sócio emocionais e comportamentais; um “Gabinete de Apoio Psicossocial”, que consiste num conjunto de intervenções e estratégias que visam promover o bem-estar emocional, psicológico e social destas crianças e suas famílias; e ainda Workshops e Sessões de Esclarecimento sobre diversos temas.
A execução do projeto está a cargo de uma equipa técnica especializada, constituída por profissionais das áreas das Ciências da Educação, Serviço Social e Animação Sociocultural, assegurando a implementação de cada etapa do projeto. Para garantir o êxito das atividades, a ETP Sicó conta com uma vasta rede de parceiros, entre eles, os já referidos Agrupamentos de Escolas dos concelhos abrangidos.
Com este projeto em particular, a ETP Sicó reafirma-se como uma instituição inclusiva e comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para crianças e jovens de todas as origens, consolidando o seu papel na comunidade.
O projeto será desenvolvido ao longo de três anos, pelo que, pelo menos, até 2027, os concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela serão + Amigos dos Imigrantes!