Artway e Imprensa Universidade Coimbra apresentam o Livro-Disco AD Tenebras

Música composta para a Semana Santa pela Capella Sanctae Crucis, com a direção de Tiago Simas Freire

APRESENTAÇÃO: 27 FEVEREIRO, 18H

BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Artway (actor maior na gestão cultural e artística e um forte motor da música erudita portuguesa na Europa) e a Imprensa da Universidade de Coimbra  inauguram uma coleção de Livros-disco que, materializada em volumes elegantes e cuidados, pretende oferecer uma experiência verdadeiramente única do património musical português, nomeadamente aquele hoje conservado na Universidade de Coimbra.

O primeiro volume, Ad Tenebras, leva-nos ao encontro de música composta para a Semana Santa, muito em particular para as noites (Matinas) das Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santos. Lamentações e Responsórios, muito provavelmente escritos no e para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, entre cantochão e polifonia, são aqui oferecidos pela Capella Sanctae Crucis, sob a direcção de Tiago Simas Freire.

A apresentação vai acontecer no dia 27 de Fevereiro, às 18h, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

O Livro-disco é um formato há muito ambicionado pelo projecto de investigação Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos), enquanto produto que permite ter, lado a lado, narrativa escrita, ilustração iconográfica e concretização sonora, fruto das investigações filológica e artística em torno de manuscritos e impressos musicais. Corresponde, em pleno, à prática de uma Ciência Aberta onde os vários estádios de construção de conhecimento, científico e artístico, são agregados num objecto único, partilhado com toda a sociedade, desde a comunidade académica até ao grande público.

Mais informação em https://www.artway.pt/

Outros artigos

Deixe um comentário

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close