Astronomia no Equinócio: estrelas brilharam na despedida do verão em Pampilhosa da Serra

Na passada sexta-feira, dia 22 de setembro, o astrónomo e comunicador de ciência, José Matos, guiou um grupo de participantes numa fascinante viagem celestial, debaixo do céu da Aldeia do Xisto de Fajão.

A experiência multissensorial, denominada “Astronomia no Equinócio”, foi a última do “Verão à Luz das Estrelas”, um programa desenhado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra para fomentar a descoberta e despertar a curiosidade, o imaginário e até o conhecimento em relação aos fenómenos astronómicos.

Tudo isto, a partir de um dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, o epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, que se localiza em Pampilhosa da Serra.

O calendário de iniciativas do Verão à Luz das Estrelas contemplou sessões acompanhadas como workshops, divulgações de ciência, canoagem noturna, entre outras, mas também incitou à imersão autónoma naquele que já é um dos principais ativos turísticos do território.

Se também pretender explorar o lado científico, emocional e aspiracional da relação com o firmamento num local onde as estrelas são mais brilhantes, vá a https://aumpalmodoceu.pt/ e parta à descoberta de um universo distante, aqui, tão perto.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close