Pampilhosa da Serra – Ceira, Unhais e Zêzere protagonistas de exposição de arte e multimédia

Até ao dia 20 de outubro, o Mercado Municipal acolhe a exposição de arte e multimédia “Rios de Portugal: Ceira, Unhais & Zêzere”, uma produção do projeto Rios de Portugal.

A mostra é composta por 12 obras “focadas na pintura e na ilustração”, descreveu o autor Hugo Pedras e carateriza-se por ter como “protagonistas os 3 rios que serpenteiam o concelho”. Complementarmente foi também elaborado um vídeo documental, também exibido na exposição, que “celebra a vida e a importância que os rios têm no território”.

Ana Lúcia, autora do documentário, expressou que “uma das notas mais bonitas da região” é o “espírito de comunidade intenso” e a “entreajuda”. “Os rios foram fonte de subsistência e uma atração para as pessoas se fixarem”, disse, acrescentando que foi a “adversidade ao nível geográfico que levou as pessoas a unirem-se”.

Para Hugo Pedras, através da pintura, o objetivo passou por criar “pequenas notas que identificam os rios”, criando um “dinamismo” que permita olhá-los como tendo “vida própria, personalidade e cor”, através de uma “linguagem e iconografia a que nos conseguimos ligar”.

A par da “vertente artística que trás várias técnicas e linguagens”, o projeto Rios de Portugal contempla também uma “vertente educativa”, que pretende “comunicar com todos os públicos”, explicou Ana Lúcia. Por via de “dinâmicas lúdicas”, o público mais jovem é sensibilizado para o “trabalho de equipa”, para a “consciência no consumo”, e incentivado a “pensar a distribuição da riqueza que é a água do rio”, completou.

Segundo a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Tomé, “uma das iniciativas que o Município tem que ter é esta parte mais educativa e artística” de pensar e olhar para as potencialidades do território, neste caso “através do olhar de um artista que vê os nossos rios de uma forma diferente”.

A exposição foi realizada com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, através da Biblioteca Municipal, no âmbito da candidatura ao programa Bandeira Azul.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close