BTL 2025 encerra com balanço positivo para a Região de Leiria
A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market encerrou este domingo com números históricos, consolidando-se como o maior e mais importante evento de turismo realizado em Portugal, que contou uma vez mais com a presença da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), com o maior stand do Pavilhão 2 da FIL, ocupando uma área total de 360 m2, e apresentou um programa diversificado com mais de 40 eventos realizados de 12 a 16 de março. O evento destacou-se ainda pela forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados, tendo registado segundo a organização um total de 82 mil visitantes, o número mais alto de sempre.
Destaque ainda para o grande interesse do público nas iniciativas associadas ao facto do município de Leiria ser o destino convidado, tendo oportunidade para lançar nova campanha de promoção do destino “Leiria não existe… Sem Ti” e afirmado novas áreas temáticas lançadas este ano: Leiria uma cidade de grandes eventos, e uma cidade criativa da UNESCO, focada na diversidade e excelência de atividades culturais com elevado impacto turístico.
Durante cinco dias intensos e memoráveis, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria levou à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) o melhor que o nosso território tem para oferecer. Entre sabores autênticos e degustações irresistíveis, experiências de aventura e natureza, tradição e inovação, cada momento foi uma celebração da identidade e do potencial turístico.
Foram apresentados projetos inovadores, promovidos produtos locais de excelência e criadas oportunidades únicas para o desenvolvimento e valorização da região. Foram dias de encontros, partilhas e emoções, onde o turismo de Leiria se afirmou como um destino de referência para todas as gerações, todos os gostos e todas as experiências.
Mais uma vez, a CIMRL reafirmou a sua posição no contexto do setor turístico em Portugal, com um início marcado pela divulgação de novos investimentos privados ao nível de empreendimentos turísticos de referência, em Leiria, mas também no município de Alvaiázere. A importância da BTL na estratégia de qualificação da oferta turística regional ficou bem patente na adesão de mais de 300 participantes profissionais nacionais e estrageiros aos convites e ações que foram realizadas durante o evento, onde a maioria considerou a intenção de promover o destino Leiria junto dos seus clientes ou admitiu agendar novos programas nos territórios da região de Leiria.
Finalmente, e não menos importante, com o objetivo de qualificar a oferta e valorizar a gastronomia da região de Leiria, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram na sexta-feira, durante a BTL, um protocolo que visa implementar programas de formação e capacitação junto de estabelecimentos de restauração integrantes na Região de Leiria.
Perante estes resultados, Paulo Santos, Secretário Executivo da CIMRL, afirma que “foi extremamente gratificante perceber junto dos nossos municípios que mais uma vez a BTL cumpriu a sua missão, gerando novas oportunidades de divulgação dos territórios, fortalecendo a imagem da região e promovendo Leiria junto dos milhares de visitantes”.