CAMARA MUNICIPAL DE CASTANHEIRA DE PERA COMUNICADO N.º 2/2020

COVID-19: Reforço de medidas preventivas

A Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, Alda Maria das Neves Delgado Correia de Carvalho, torna público que, na sequência das recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre medidas preventivas a instituir e em consonância com as decisões tomadas no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leira (CIMRL), irão ser adotadas as seguintes medidas complementares às já divulgadas pela Autarquia através do

Comunicado n.º 1/2020, de 13/03/2020, igualmente, com efeito imediato e até reavaliação da situação:

• Encerramento dos sanitários públicos;

• Suspensão do funcionamento da Biblioteca Municipal;

• Suspensão do funcionamento de todos os equipamentos municipais de carácter desportivo, cultural e similar;

• Suspensão da feira/mercado semanal;

• Não permissão de eventos que coloquem em risco a população.

Torna-se, ainda, público que nas situações de urgência (doença aguda) os utentes devem, sempre que possível, ligar primeiro para a unidade de saúde, no caso o Centro de Saúde (UCSP) de Castanheira de Pera, para ser avaliada a situação de forma a perceber se pode ser resolvida por telefone. Sempre que possível e necessário poderão ser efetuadas, no domicílio, consultas presenciais e realização de pensos.

Pedidos de receituário, envios de exames ou outros assuntos administrativos também devem ser efetuados, preferencialmente, por telefone (236 432 333), e-mail (secret@cscpera.min-saude.pt) ou correio.

O Centro de Saúde de Castanheira de Pera reitera que sempre que os utentes tiverem sintomas de gripe como febre, tosse ou dores no corpo, devem contactar telefonicamente a unidade para ser avaliada a situação e feito o aconselhamento, evitando deslocarem-se logo para a unidade.

O Centro de Saúde informa ainda, que qualquer dúvida que os utentes tenham nesta fase, podem sempre ligar para a unidade (das 08h.30 às 18h.00 nos dias úteis e das 10h.00 às 18h.00 aos sábados, domingos e feriados) evitando o contacto para o SNS24 antes de tentar a unidade, para não sobrecarregar a linha.

De sublinhar, que as presentes medidas visam reduzir riscos de exposição e de contágio pelo novo coronavírus, estando em permanente atualização em função da evolução da situação a nível nacional e local e tendo em consideração as orientações da DGS.

Por último, reforça-se a recomendação para que os Munícipes apenas se dirijam presencialmente aos serviços municipais em situações urgentes e inadiáveis, devendo privilegiar o contacto telefónico (236 430 280) ou por meios eletrónicos à disposição (camara@cm-castanheiradepera.pt).

Para geral conhecimento, deverá este comunicado ser divulgado na página eletrónica e no facebook do Município, bem como nos lugares de estilo habituais.

 

Castanheira de Pera, 17 de março de 2020

A Presidente da Câmara Municipal

(Alda Maria das Neves Delgado Correia de Carvalho)

 

AVISO

COVID-19: Reforço de medidas que visam a prevenção

No âmbito do reforço de medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus (COVID – 19), informa-se o seguinte:

– Encontram-se ENCERRADOS ao público todos os EDIFÍCIOS MUNICIPAIS, passando o atendimento a ser exclusivamente feito por telefone ou meios digitais, salvo em situações de manifesta urgência e após prévia marcação, através do número de telefone 236 430 280 (dias úteis, entre as 09h.00 e as 12h.30 e as 14h.00 e as 17h.30) ou do e-mail camara@cm-castanheiradepera.pt;

– Encontra-se, igualmente, ENCERRADO ao público o CEMITÉRIO MUNICIPAL, abrindo apenas para a realização de serviços fúnebres, restrito à participação de familiares em número reduzido e respeitando sempre as medidas de distanciamento social, de forma a garantir o cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde;

– Os serviços essenciais, nomeadamente, recolha de lixo, águas e saneamento continuarão a ser assegurados;

– Manter-se-á também em funcionamento o Serviço Municipal de Segurança e Proteção Civil, através do telemóvel 913 807 281, que estará contactável 24h/dia, para situações de emergência.

 

Castanheira de Pera, 20 de março de 2020

A Presidente da Câmara Municipal

(Alda Maria das Neves Delgado Correia de Carvalho)

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close