Centro Qualifica da ETP Sicó

Início do PLPQ - Projeto Local Promotor de Qualificações

No dia 7 de novembro de 2023, decorreu, em Avelar, uma sessão de informação e de partilha entre os elementos da equipa do Centro Qualifica da ETP Sicó e do Projeto Local Promotor de Qualificações de nível B1, B2 e B3, marcando assim o início no terreno do Projeto Local.

Os Projetos Locais têm como público-alvo a população adulta de muito baixas qualificações, isto é, com qualificações inferiores ao 9.º ano de escolaridade, incluindo sem escolaridade e com insuficientes níveis de literacia, ou seja, com probabilidade e risco acrescido de maior vulnerabilidade social. O objetivo passa por aumentar a participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida, mobilizando-os para uma certificação nos níveis B1, B2 e B3 (4.º, 6.º e 9.º ano de escolaridade).

Os Projetos Locais são financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, numa aposta clara para chegar aos públicos menos qualificados e com baixos níveis de literacia, sendo, precisamente, os mais difíceis de mobilizar para processos de qualificação. Este é, pois, um projeto de proximidade, indo, assim, também ao encontro da forma de trabalhar da ETP Sicó: junto e na comunidade, disponibilizando, neste caso, os recursos necessários para que os adultos sintam que estão sempre a tempo, independentemente da idade, de apostar e investir na formação e na qualificação. Da mesma forma que nunca é tarde para aprender, nunca é tarde para fazer valer os nossos ensinamentos!

A motivação do PRR para a criação destes projetos tem como partida o facto de, em 2020, Portugal registar 54% da população com mais de 15 anos sem o 9.º ano de escolaridade, sendo que cerca de 500 mil não detém o 1.º ciclo do ensino básico. Números preocupantes que nos colocam na cauda do mundo e da europa em matéria de qualificação, pelo que, ao abraçar este novo projeto, a ETP Sicó dará certamente o seu contributo para reduzir este fosso, valendo-se da ampla experiência obtida à conta do vasto e interrupto trabalho desenvolvido com os adultos, já desde 2006, aquando da criação do CRVCC (Centro para o reconhecimento, validação e Certificação de competências).

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close