Cerimónia militar encerra comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco

As comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco terminaram esta terça-feira, 28 de março, com a realização da cerimónia militar que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, contando com a presença de alguns dos 727 militares que compõem esta força, bem como de um pelotão da Guardía Civil espanhola, mais concretamente de Cáceres, para além dos convidados provenientes de diversas instituições distritais e nacionais. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, recebeu o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, nesta cerimónia que assinala o 14º aniversário deste Comando Territorial e o 111º aniversário da instalação da primeira força da GNR em terras albicastrenses.

Na sua intervenção, o Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco, Coronel Albino Tavares, recordou a data de 1912: “passaram 111 anos de presença constante e ininterrupta da guarda e dos que, envergando uniforme, têm dado o melhor de si em prol da segurança, da tranquilidade e do bem-estar das populações que aqui residem ou trabalham ou ainda de todos os que nos visitam nesta região do interior do país e que agora chamamos territórios de baixa densidade, o nosso território”. Na sua perspetiva, tem sido implementada uma estratégia centrada nas pessoas, “visando reforçar a proatividade, proximidade e visibilidade, fortalecendo, capacitando e valorizando a importância do patrulheiro e da sua presença junto da comunidade”. A atuação da GNR, e dos 31 postos territoriais existentes no distrito, centra-se na proximidade à população, sejam os mais idosos e vulneráveis ou os mais isolados ou fragilizados.

O responsável pelo Comando Territorial apresentou ainda as estatísticas da atuação da GNR em Castelo Branco. José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, referiu que esses números estão em linha com o registado a nível nacional, salientando que em 2022 registou-se mais 30% de operações de prevenção criminal, patrulhamento, policiamento de proximidade e de relacionamento com as comunidades locais. “As forças de segurança deram um contributo significativo para que Portugal continue a estar entre os países mais pacíficos do mundo. Fizeram-no com sentido do dever e profunda dedicação ao valor da segurança, constitutivo do estado de direito democrático”. Quanto a verbas, ficou a nota que, para o distrito de Castelo Branco, haverá “investimentos nas infraestruturas previstos de mais de 4 milhões e meio de euros”. O ministro destacou ainda o papel das câmaras: “os autarcas são uma das mais importantes expressões das comunidades locais e com eles podem ser estabelecidas as melhores parcerias para garantir um país seguro porque é disso que estamos a falar”.

Para além da cerimónia militar, o concerto da Orquestra de Câmara da GNR nos Paços do Concelho, no dia 19 de março, a cerimónia religiosa na Igreja Matriz de Proença-a-Nova, a 26 de março, e os dias de portas abertas nos quartéis foram outros dos momentos do programa deste ano.

Outros artigos

Back to top button
Close
Close