CIM Região de Leiria reforça promoção turística com nova operação de valorização de produtos identitários do território

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) submeteu uma candidatura ao Aviso “Produtos turísticos sub-regionais e locais (ITI – CIM)”, inserido na prioridade “5A. CENTRO + PRÓXIMO” do Programa Operacional Regional Centro 2030, com o objetivo de promover uma oferta turística diferenciadora, integrada e sustentável, que valorize os recursos naturais, culturais e patrimoniais do território.
Esta operação com um valor total elegível de 2.351.836,16€, a que corresponde um financiamento FEDER de 1.999.060,73€, visa consolidar a identidade turística da Região de Leiria, através da promoção e valorização de produtos turísticos únicos e identitários, reforçando o papel do turismo enquanto motor de desenvolvimento económico, coesão territorial e inclusão social.
A candidatura está alinhada com os grandes objetivos estratégicos definidos pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (ERTCP) para a década 2020-2030, baseando-se em cinco eixos fundamentais:
• Cultura, História, Património e Gastronomia e Vinhos
• Natureza, Wellness, Turismo Ativo e Mar
• Turismo Espiritual e Religioso
• Turismo Corporate e Empresarial
• Lifestyle, Inspirational e Novas Tendências
A visão da CIMRL assenta na construção de uma Região mobilizadora de um destino turístico assente em produtos e experiências com identidade, autenticidade e valor acrescentado, reforçando a atratividade da região para turistas nacionais e internacionais.
A operação encontra-se igualmente enquadrada nas orientações da CCDR Centro, promovendo investimentos que incentivam a valorização cultural, a criatividade territorial e a redução da sazonalidade turística, fatores que contribuem diretamente para o aumento da estada média dos visitantes e para o fortalecimento de uma oferta turística sustentável e inovadora.
Com esta iniciativa, a CIMRL reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todo o território, através de uma estratégia de turismo que valoriza os ativos locais e potencia o seu reconhecimento a nível nacional e internacional.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close