Abril – mês da prevenção dos maus tratos na infância

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989 nos Estados Unidos, quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.
A história desta avó «demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos».

Desenvolvida a nível nacional pelas CPCJ, a campanha de sensibilização “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” pretende consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Tornando mais visível esta preocupação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castanheira de Pera (CPCJ), aderiu à campanha nacional de sensibilização subordinada ao tema “Serei o que me deres… que seja amor.” Neste âmbito decorrerá a construção de um laço humano azul, no próximo dia 30 de abril, pelas 14h na Praça da Notabilidade.

 

Linhas de apoio:

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castanheira de Pera
Praça Visconde de Castanheira de Pera
3280-017 Castanheira de Pera
Contacto: 236 438 664

GNR – Posto Territorial de Castanheira de Pera
Contacto: 236 430 320

IAC – Instituto de Apoio à Criança

 

A Linha SOS-Criança encontra-se disponível através do número 217 931 617, e do número gratuito 116 111 em http://www.iacrianca.pt/

Portal para Jovens da APAV (Apoio à Vítima)
Contacto: 707 200 777 em www.apavparajovens.pt

Saúde 24 (Ministério da Saúde, Direcção-Geral da Saúde) 808 24 24 24

Outros artigos

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close