ERASMUS PLUS – Mobilidade para Aprendentes/ Os Nossos Avós vão em ERASMUS+!

7 elementos do Projeto Nós e (A)Vós da ETP Sicó realizam mobilidade na Roménia

Inseridas no Programa Erasmus+, concretamente no âmbito da acreditação em vigor na vertente de educação de adultos, que garante mobilidades até 2027, a ETP Sicó dá continuidade ao ciclo de mobilidades para aprendentes.

Assim, na semana de 9 a 13 de junho de 2025, 7 elementos do Projeto Nós e (A)Vós da ETP Sicó participam numa mobilidade em Braila, na Roménia. Acompanham o grupo de seniores deste projeto de inovação social da ETP Sicó, 3 técnicas da Direção Pedagógica de Qualificação e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Uma vez que o Projeto Nós e (A)Vós visa combater o isolamento social, em particular da população sénior, através de atividades que promovam o envelhecimento ativo e considerando que, por princípio, o Programa Erasmus+ tem a finalidade de proporcionar mobilidades a aprendentes, sem exceção, fez todo o sentido avançar com esta oportunidade, certamente única para este grupo de seniores.

Contactada pela ETP Sicó, a Academia dos Avós, parceiro na Roménia, propôs, então, a participação do grupo num encontro multicultural com cinco países envolvidos: Polónia, Itália, França, Portugal e Roménia, aspeto também apreciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+. Do programa deste encontro constam oficinas desportivas, oficinas de dança, oficinas de trabalhos manuais e de mandalas, mas também a visita a uma quinta ecológica e um espetáculo de teatro. Consta ainda uma enriquecedora partilha entre os participantes dos países envolvidos, associada às tradições e costumes locais, sendo várias as dinâmicas previstas.

Além destas atividades, está ainda previsto um dia livre para visita à falésia do rio Danúbio e ao centro histórico de Braila.

Para a ETP Sicó é um orgulho proporcionar, desta vez, a um grupo de aprendentes tão especial como os nossos Avós, uma experiência única do ponto de vista cultural! Porque nunca é tarde!

De salientar que todas as mobilidades são totalmente financiadas, decorrendo ao abrigo do Programa Erasmus +.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close