Finalista sertaginense no III Concurso Internacional de Percussão PerKe Xick

A 21 de julho, decorrerá, em Alicante (Espanha), a final do III Concurso Internacional de Percussão PerKe Xick, que conta com a participação de um finalista sertaginense. Trata-se de Diogo Gomes Cardoso, de 14 anos, aluno desde 2019 do Pólo Educativo da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra, que concluiu neste ano letivo o 4º grau (8º ano) sob a orientação do professor Luiz Ferreira.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, felicita o aluno pela participação neste conceituado concurso e sublinha a “importância de apoiar e incentivar a formação artística dos jovens”. O autarca realça que “a música e as artes desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e cultural e, por isso, estamos comprometidos em proporcionar as condições necessárias para o aluno brilhar neste palco internacional”.

Após enviar uma gravação, Diogo Cardoso foi selecionado para a fase final deste concurso, onde competirá com 124 finalistas. Este reputado concurso integra-se no Festival Internacional de Percussão “PerKe Xick” que, neste momento, está entre os principais da Península Ibérica. A final decorre a 21 de julho no Auditório de Granja de Rocamora em Alicante, Espanha, em que Diogo irá interpretar duas peças musicais em marimba e tímpano.

O Conservatório de Música de Coimbra é reconhecido pela excelência no ensino artístico em Portugal, encontrando-se na primeira frente de concursos nacionais e internacionais. Deste modo, o trabalho realizado nos pólos é de exigência, rigor e profissionalismo. O Polo educativo da Sertã abriu em 2015, funcionando desde então na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã (ETPS), com o objetivo de fomentar a oferta educativa do ensino artístico a jovens do concelho da Sertã. A iniciativa resultou do esforço conjunto do Ministério da Educação e Ciência, da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, da Câmara Municipal da Sertã, das Filarmónicas do concelho e da ETPS.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close