Góis – Conferência de Imprensa de Apresentação do Balanço Final do “1° José Costa Basketball Camp”
A Casa de Campo Vale do Ceira, localizada na Vila de Góis, sob a gestão da empresa Trans Serrano, uma parceira da iniciativa, foi o ponto escolhido para uma reflexão acerca da parceria do Município de Góis e a Associação Basquetebol de Coimbra (ABC) no âmbito da realização do 1º campus de treino, o qual decorreu de 7 a 13 de julho.
Após os agradecimentos à autarquia pelo acolhimento e parceria, na pessoa do presidente Rui Sampaio, o Prof. Luís Santarino, da Associação de Basquetebol de Coimbra, começou por manifestar a intenção de Góis vir a acolher a próxima edição deste campus, podendo, igualmente, existir a possibilidade de Góis integrar outros projetos da ABC, ligando o desporto à cultura, fruto da candidatura submetida ao Turismo de Portugal IP, ou no projeto de basquetebol inclusivo, o qual se encontra em fase de estudo.
Em jeito de balanço, os treinadores João Janeiro e José da Costa Seixas informaram que 47 foram os participantes do Iº José Costa Basketball Camp, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, os quais tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos técnicos, bem como usufruir do património natural e humano do concelho de Góis.
O ex-jogador de basquetebol, José Costa referiu que “os objetivos a que nos propusemos foram atingidos, dado ao número de participantes”.
O treinador principal, João Janeiro, referiu que “a missão deste campus, para além da divulgação da modalidade, era posicionar Góis no mapa do basquetebol nacional”, deixando em aberto a possibilidade de integração de atletas do Luxemburgo em ações a promover no concelho de Góis, atendendo ao seu potencial. O treinador disponibilizou-se ainda para apoiar a autarquia, em conjunto com a Associação de Basquetebol de Coimbra, na criação do Núcleo de Mini Basket de Góis.
O Presidente da Câmara, Rui Sampaio, referiu que “Góis tem infraestruturas dignas para o acolhimento destas iniciativas e, sob o ponto de vista de uma análise custo/benefício, pelo que se trata de um investimento positivo no território”. De igual modo, o autarca referiu ainda que, para além do potencial logístico, o Município dispõe de técnicos de qualidade na área do desporto os quais foram integrados nestas iniciativas, assumindo o elo de ligação entre a associação e a autarquia.
Perante um balanço muito positivo, fica a certeza que Góis vai acolher, em 2025, o 2º José Costa Basketball Camp.