Góis em comunidade: Reinterpretação da tradição dos Maios e da Maia

 Já arrumou as agulhas e a lã?
E se lhe disséssemos que o Município de Góis está pronto para apresentar mais um desafio comunitário, quer saber mais?
Pois bem, “Góis em comunidade: Reinterpretação da tradição dos Maios e da Maia” é mais uma iniciativa a dinamizar pelo Clube da Malha e dos Lavores. Através da participação nas oficinas ou de modo individual, todos são convidados a participar.

A missão é arrojada, mas, num apelo sustentável e inclusivo, contamos com a ajuda de todos, amigos, familiares, vizinhos, residentes e não residentes, escolas e instituições particulares de solidariedade social, para reinterpretar a tradição da Maia, decorando ruas, portas e varandas com arranjos de flores artesanais, feitas de vários materiais (lã, fio, reciclagem de plásticos), incluindo giestas naturais e dos Maios, bonecos de palha e/ou trapos, vestidos com roupas velhas, representando pessoas, enfeitados e decorados com ramos floridos, com placas com os tradicionais dizeres, alguns em tom de crítica social, posicionando-os na rua ou à porta das casas.
Como manda a tradição, ainda viva na memória dos mais velhos, a transição do dia 30 de abril para 1 de maio é tempo de rutura, não isento de perigos, por isso, “para que o mal não entre”, tudo deve estar devidamente decorado, as Maias abençoam o maduro mês de Maio.
Podemos contar consigo?
Assim como aconteceu com a iniciativa Árvore de Natal Comunitária, vamos voltar a trabalhar em comunidade para um só objetivo.
Partilhe esta publicação com aqueles que lhe são próximos.
Para mais informações contactar a Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata [Contacto Dominique Brito | T. 235 770 112 ou E. biblioteca@cm-gois.pt]

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close