Góis – Iªs Jornadas Ibéricas da Igualdade ‘Igualdade, Direitos e Cidadania’

O Município de Góis promoveu, na quinta-feira (23/10/2025), na Casa da Cultura de Góis, as Iªs Jornadas Ibéricas da Igualdade, sob o tema “Igualdade, Direitos e Cidadania”, integradas no ciclo de iniciativas comemorativas do mês da Igualdade em Góis.
Na sessão de abertura, marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, e a Secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, na qual foram unanimes quanto à importância de todos/as viverem em liberdade, livres do medo, da violência, de preconceitos e de estereótipos.
Esta iniciativa foi um espaço de reflexão e de partilha de boas práticas, com testemunhos de personalidades da vida política nacional e local, profissionais de instituições públicas e privadas, contando com a presença, na parte da manhã, do moderador Miguel Ventura e das respetivas oradoras: Cátia Rosas, Técnica Superior da na Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Madalena Nunes, Técnica Superior da Delegação Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Joana Veloso, Técnica Superior da Câmara Municipal de Famalicão, Verónica Arias Pérez, Fundação ASPAYM Castilla e León, Joana Soares e Sara Simões, Grupo de Autorepresentantes da ARCIL, e na parte da tarde, da moderadora Joana Marta, e das respetivas oradoras: Marta Silva, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Catarina Rodrigue, Gabinete Intermunicipal de Apoio às vítimas de Violência da Beira Serra, e Anabela Mendes, NIAVE.
As desigualdades, ao nível da participação, no acesso a lugares de liderança e a nível salarial, têm vindo a ser minimizadas fruto da legislação, convenções e tratados internacionais. Estas Jornadas realçaram a importância de criar uma cultura organizacional assente na satisfação profissional e na felicidade dos/as colaboradores/as, através da implementação de políticas de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional e politicas de igualdade.
“Igualdade, Direitos e Cidadania” foi o mote destas Jornadas Ibéricas, onde foram mencionados temas como desigualdades, violência doméstica e maus tratos, e onde se abordou que, nos dias de hoje, a população tem uma atitude diferente perante a denúncia daquilo que é crime público, havendo mais confiança nas estruturas com uma missão preventiva e de proteção das vitimas, como é o caso do NIAVE, enquanto serviço integrado na GNR.
A Câmara Municipal de Góis compromete-se a promover políticas, medidas e projetos que promovam a igualdade e que combatam os estereótipos. Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara, congratulou-se pelo evento enriquecedor e enfatizou a importância do trabalho em rede.





