Hábitos de alimentação saudável e atividades ao ar livre marcaram o Dia da Criança em Proença-a-Nova
A Praia Fluvial da Aldeia Ruiva foi o cenário das comemorações do Dia da Criança, a 1 de junho, que, simultaneamente, assinalaram o Dia do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Slide, voleibol, festa da espuma, escalada, canoagem, jogos tradicionais, matraquilhos humanos, trampolins e insufláveis foram algumas das atividades ao ar livre propostas e que fizeram as delícias dos mais novos.
Este ano o Município quis despertar as crianças do concelho para a importância de manter hábitos de alimentação saudável, com a oferta aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo uma lancheira com um livrinho de receitas saudáveis, no âmbito do projeto “O meu lanche é saudável” enquadrado na ação “1.14 Oficina da Saúde e Bem-Estar” do PIICIE 2.0.
“A alimentação é determinante para o desenvolvimento saudável e para o crescimento, o progresso cognitivo e o estado global de saúde das crianças. Este manual pretende traçar linhas orientadoras para a promoção de uma alimentação saudável que se quer integrada num conceito mais abrangente onde se inclui, por exemplo, a prática regular de exercício físico. A partir de hoje, desafio-vos a encherem esta lancheira com opções saudáveis e igualmente saborosas e que partilhem essa responsabilidade com os vossos pais, educadores, familiares e membros da comunidade. O vosso contributo de hoje terá frutos nos adultos de amanhã”, incentivou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.
O Município ofereceu também aos encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo o livro “Crianças Felizes” da autora Magda Gomes Dias, juntamente com a inscrição gratuita num workshop dado pela autora. Dividido em dois encontros online, dia 13 e 15 de junho, os encarregados de educação terão a oportunidade de falar sobre a temática da parentalidade positiva com a própria autora do livro. Esta atividade está enquadrada na ação “1.15 Academia da Parentalidade” do PIICIE 2.0.
Recorde-se que estas atividades foram financiadas através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0 (PIICIE 2.0), cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.