Município de Ansião e CIM Região de Leiria assinam protocolo para instalação de Agência no Centro de Negócios de Ansião

O Município de Ansião e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) assinaram um Protocolo de Cooperação e Cedência de Espaço no Centro de Negócios de Ansião, localizado no Parque Empresarial do Camporês, reforçando a aposta conjunta na dinamização económica, na inovação e no empreendedorismo do território.

Este protocolo enquadra-se na estratégia do Município de Ansião de valorização do Centro de Negócios como estrutura de apoio ao desenvolvimento económico local e regional. Criado por iniciativa municipal, este espaço tem vindo a afirmar-se como um polo de instalação empresarial, promoção do empreendedorismo, realização de ações de formação e divulgação de produtos, contando atualmente com serviços como o GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico.

No Centro de Negócios de Ansião encontram-se já instaladas várias entidades relevantes para o tecido económico e social do concelho, como a AEDA – Associação Empresarial de Ansião, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional, a ADILCAN – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião e o CLA – Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta, reforçando o seu papel enquanto espaço colaborativo e multifuncional.

O Parque Empresarial do Camporês, onde se insere o Centro de Negócios, foi objeto de projeto e recente ampliação cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). As excelentes condições de localização, a expansão contínua e a instalação de empresas de referência a nível nacional confirmam o seu potencial para a atração de novos investimentos.

A assinatura deste protocolo está diretamente associada à implementação do Plano de Ação da ITI Pinhal Interior 2030, aprovado no âmbito da Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior, com uma dotação global de 45 milhões de euros, repartida entre fundos FEDER e FSE+. Este plano abrange 24 concelhos da região Centro, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, e assenta em quatro pilares estratégicos, com destaque para o Pilar 3 – PI.IN +Competitivo, orientado para o reforço da competitividade, do empreendedorismo e da atração de investimento.

É neste contexto que surge a instalação da Agência para a Competitividade, Inovação e Internacionalização do Pinhal Interior, sob coordenação da CIMRL, cuja localização preferencial no Centro de Negócios de Ansião foi concertada no âmbito de um consórcio que envolve várias Comunidades Intermunicipais da região Centro. Esta opção representa uma oportunidade relevante para a dinamização do território, potenciando novos investimentos, modelos de governação colaborativa e mecanismos de acompanhamento e monitorização.

A CIM Região de Leiria é a entidade beneficiária da candidatura ao Aviso Centro2030-2024-71, com uma dotação de 1,7 milhões de euros de FEDER, destinada à concretização deste projeto. A Agência terá como missão dinamizar processos de descoberta empreendedora, mobilizar cadeias de valor estratégicas para o Pinhal Interior, promover a criação de emprego qualificado, atrair investimento e reforçar a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.

Com este protocolo, o Município de Ansião e a CIM Região de Leiria reafirmam o compromisso com uma estratégia de desenvolvimento sustentável, inovadora e alinhada com as prioridades locais e regionais, colocando Ansião no centro das dinâmicas de competitividade e inovação do Pinhal Interior.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close