No Centro de Negócios de Ansião mais de 900 jovens vibraram com a 2ª Edição do For God Shake Festival
“A fé que te faz vibrar” foi o mote escolhido para a segunda edição do For God Shake Festival, realizado no Centro de Negócios de Ansião, no passado domingo. Mais de 900 pessoas encheram o recinto, dividido em três grandes palcos: “O Teu Palco”, “Palco Diocese” e “Palco Encontro”. Na Eucaristia que encerrou o evento, D. Virgílio Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra, disse aos jovens que, “marcados pela força do amor, podem mudar a face da terra”, propondo-lhes que sejam “corações abertos” para que a Igreja possa, também, “ser porta aberta para todos”.
De acordo com a organização do evento, o balanço desta edição é muito positivo, tendo mesmo superado as melhores expectativas, depois de uma primeira edição que era para ser única e realizando-se este novo evento fora do centro urbano. 12 artistas e grupos encheram os três palcos de alegria, animação, energia e espírito de comunhão. O domingo começou às 10h15 e terminou com a Eucaristia, cerca das 18h30. D. Virgílio Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra, presidiu à celebração que encerrou o dia de festa, organizado pelo Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra (SDJ), em estreita colaboração com o Município de Ansião.
“O lema “A fé que te faz vibrar” colou e isso deixa-me mesmo feliz”, começou por partilhar Hugo Monteiro, coordenador do SDJ. “É esta Fé que nos move, tanto em projetos novos, como os que se apresentaram n’ “O Teu Palco”, como nos momentos de oração, através da música, que passaram no “Palco Encontro”, como nos momentos de maior vibração, como os que aconteceram no “Palco Diocese”.
D. Virgílio Antunes também confessou estar “muito feliz com a diversidade dos grupos presentes neste festival”, considerando ainda ser de “uma riqueza muito grande que, através da música, se possa congregar a comunidade”. O Bispo concluiu dizendo que “é preciso proximidade para convidar, chamar, cativar”, tendo mesmo lançado um desafio: “cada unidade pastoral, um serviço local da juventude”.
Na reta final da celebração eucarística, o representante máximo da igreja na Diocese de Coimbra anunciou o próximo grande evento – o Festival Diocesano da Canção Juvenil. O evento tem data marcada para dia 10 de maio de 2025 e tem os olhos postos no Jubileu, já que o tema será o mesmo: a Esperança.
“Todos, Todos, Todos”, tal como disse o Papa Francisco aquando da visita a Lisboa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, fazem parte desta construção do Reino de Amor, planeado por Deus há milhares de anos. Na Diocese de Coimbra os jovens estão focados em construir uma Igreja de futuro e com futuro. Para isso, o Serviço da Pastoral do Ensino Superior (SPES), o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e o Sínodo dos Jovens estão juntos nesta árdua tarefa, onde todos somos chamados a atuar.
Sobre a possibilidade de existir uma terceira edição deste grande evento juvenil, ainda não há confirmação, ainda que a organização considere ter sido uma aposta ganha a realização da segunda edição. Aos voluntários inscritos, que ultrapassaram os 70, à equipa do SDJ, aos artistas e bandas presentes, ao Município de Ansião, à Unidade Pastoral Maranatha e Coração do Sicó, ao Município de Penela, às empresas e associações (Restaurante Lagareiro, Pastelaria Diogo, Pingo Doce de Ansião, Restaurante Ti Matilde, Abílio Materiais de Construção, PysioGo, Fisioterapia e Bem-
Estar, Big Brand, Restaurante Adega Típica, Padaria Diogo, Supermercado Fresquíssimo, Clínica MúltiplosMed, Intermarché de Ansião, Fervaltir, Churrasqueira do Camporês, Transportes Ferreira e Domingues, Lda., JF Estores, Pizzaria Canto da Vila, Sumol e Compal, EXACLEAN, EletrOferta, Academia de Música de Coimbra e Centro Social e Recreativo do Alvorge) e às parcerias (Centro Qualifica – ETP Sicó, ETP SICÓ TV, Escutismo Coimbra, Convívios Fraternos – Diocese de Coimbra e Fraternidade o Caminho) a organização pretende deixar um agradecimento público, porque o sucesso desta edição do For God Shake Festival foi ditado por todos e escrito pelos cerca de 900 participantes.