O Município de Góis associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023

O Município de Góis associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023, a convite da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com uma atividade intitulada “transformar para brincar”, que estimula a imaginação, através da transformação de embalagens em brinquedos, focando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De 20 a 23 de novembro, a autarquia irá promover esta atividade pedagógica, que pretende sensibilizar e consciencializar as crianças do CAF (Componente de Apoio à Família) e do ATL do Agrupamento de Escolas de Góis, para a quantidade de resíduos de embalagens que produzimos diariamente, promovendo a reciclagem de materiais e a prática da política dos 7R´s. Com esta iniciativa, embalagens “velhas” vão converter-se em brinquedos novos!
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre, anualmente, com o objetivo de encorajar tod@s, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.
Este ano, de 18 a 26 de novembro, a iniciativa tem como tema “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”, e pretende alertar para o uso excessivo de embalagens, promovendo a reutilização das mesmas, adotando práticas mais sustentáveis, através da mudança de alguns hábitos diários.
Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, é importante relembrar que as embalagens contribuem para a poluição do solo e da terra, e representam cerca de metade da deposição de lixo marinho, provocando emissões de CO2, as quais se prevê que atinjam 66 milhões de toneladas de CO2 em 2030.
Neste sentido, a autarquia irá trabalhar em prol desta iniciativa, com o objetivo de, no próximo ano, inscrever-se e participar na semana da prevenção de resíduos.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close