Pampilhosa da Serra
GNR e jovens do secundário alertaram condutores para perigos associados ao consumo de álcool
Ontem, uma dezena de alunos do ensino secundário da Escola Sede de Pampilhosa da Serra, em conjunto com a GNR local, levaram a cabo uma “Operação STOP”, com o objetivo de sensibilizar para os problemas associados ao consumo excessivo de álcool.
Nesse sentido, condutores e comerciantes foram convidados para uma breve reflexão sobre esta problemática, na qual foram apresentados dados estatísticos relevantes e esclarecidos determinados mitos, com o intuito de promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis.
No âmbito desta iniciativa, os alunos entregaram informação útil e que “surpreendeu” a generalidade das pessoas abordadas, como é exemplo o facto de em 2021 terem sido registadas 148 vítimas mortais com Taxa de Alcoolémia (TAS) superior ao permitido por lei, na sequência de acidentes de viação. A “realidade em números” apresentada na atividade, mostra ainda que no mesmo ano verificaram-se 2544 mortes associadas a doenças provocadas pelo consumo de álcool.
De uma forma dinâmica e fomentando a participação ativa, esta iniciativa pretendeu de igual modo alertar os jovens envolvidos para os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas.