Pampilhosa da Serra

“Team Building” da Neuraspace coloca aldeias no centro do desenvolvimento e da investigação

O desenvolvimento científico e tecnológico pode acontecer no coração das aldeias. Partindo deste princípio, o consórcio da Neuraspace – única startup que lidera uma agenda mobilizadora financiada pelo PRR – esteve reunido em Pampilhosa da Serra, maioritariamente na aldeia de Fajão, de 27 a 30 de março.

A ação de “team building”, decorreu no âmbito de um protocolo estabelecido entre a empresa especializada na monitorização de detritos espaciais e a CIM Região de Coimbra, que pretende posicionar alguns territórios de baixa densidade como locais de trabalho ideais para empresas, sobretudo do setor tecnológico.

Nesse sentido, ao longo de 4 dias, a Neuraspace fez de vários pontos do concelho de Pampilhosa da Serra o seu “centro de investigação”, numa jornada imersiva e informal, capaz de fomentar o espírito coletivo, a criatividade e o conhecimento dos atuais 25 colaboradores, que também foi preenchida com momentos lúdicos, em contacto os recursos naturais do território.

Carlos Cerqueira, Head of Business Development da Neuraspace, referiu que a empresa “encontrou” em Pampilhosa da Serra um “programa absolutamente delineado”, ao nível de condições de alojamento, atividades lúdicas e de trabalho. “Temos aqui as condições de trabalho como se estivéssemos nos nossos escritórios em Lisboa ou Coimbra”, destacou Carlos Cerqueira, salientando que a este facto acresce o “ambiente favorável à partilha de ideias” que a acolhedora atmosfera aldeã proporciona.

Para o Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Rui Simão, esta é uma forma de serem percecionadas as “condições excecionais” que o concelho tem para “permanecer, viver e também para trabalhar”. Os serviços da Câmara Municipal, expressou Rui Simão, “têm a capacidade de desenhar programas à medida daquilo que são as necessidades que as empresas nos podem apresentar”, mostrando-se ainda “seguro de que para além de boas jornadas de trabalho”, este tipo de iniciativas levam a uma “satisfação muito grande” dos intervenientes, por conhecerem “outra parte do país e por se confrontarem com uma oferta complementar ao trabalho que lhes dará muito gozo e desejavelmente intenção de voltar”.

Ao abrigo do protocolo estabelecido com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Neuraspace deu assim o mote para que outras empresas possam encontrar em Pampilhosa da Serra e noutros territórios da região, a chave para o equilíbrio entre o bem-estar dos colaboradores, a produtividade e o fortalecimento de laços.

Outros artigos

Back to top button
Close
Close