Proença-a-Nova

Estudantes do Agrupamento de Escolas fazem intercâmbio em Espanha e França

Os/as alunos/as do 9ºB estiveram em Madrid, nos dias 23, 24 e 25 de março, para conhecer e trocar experiências com o Instituto de Enseñanza Secundaria Barrio de Loranca. Já nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, foi a vez dos/as alunos/as do 9ºA rumarem a Paris para um intercâmbio escolar com o Collège Pierre Jean de Béranger. Estes intercâmbios, que tiveram o apoio do Município, através da medida 1.12. “Conhecer Mais”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, têm como objetivo promover e reforçar a aprendizagem da língua espanhola e francesa em contexto real, mas também dar a oportunidade aos/às alunos/as de contactar com um sistema de ensino diferente que permita a troca de experiências com outros/as estudantes neste contexto.

No caso da viagem Madrid, com as professoras de espanhol Ana Rita Ruivo e de geografia Clara Pilar, os/as estudantes testemunharam a grandiosidade dos edifícios da capital espanhola, conheceram o Palácio Real, passearam no “Paseo del Prado”, “Plaza Mayor”, “Puertas del Sol” e “Museu Rainha Sofia”. Ao IES Barrio de Loranca, nos arredores de Madrid, pela terceira vez levaram Proença-a-Nova, nomeadamente as curiosidades do concelho e, mais particularmente, a gastronomia. Os/as alunos/as de duas turmas espanholas, do 3.º ESO (equivalente ao 9.º ano), já tinham contactado online com a turma de Proença, nas aulas de espanhol, e encontram-se a elaborar um livro de “Receitas hispano portuguesas de época e sustentáveis”. Neste dia de intercâmbio visitaram juntos o El Escorial. Está também a ser elaborado um itinerário no “Google Earth Web” no âmbito da disciplina de Geografia. “‘Aprender una lengua, es vivirla’ e nestes dias passados em Madrid, os alunos e as alunas puderam viver e experienciar in loco a vida madrilena, convivendo com jovens da mesma idade, tão diferentes e tão iguais”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºB.

Já os/as alunos/as do 9º A, juntamente com as professoras de francês Rosa Roque e Teresinha Catarino, tiveram a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel, os Campos Elísios, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, entre outros locais emblemáticos de Paris. Durante um dia estiveram em intercâmbio com a escola francesa Collège Pierre Jean de Béranger, onde levaram um vídeo sobre o concelho e a escola. Além disso, foi uma oportunidade única para trocar experiências culturais e pedagógicas, promovendo o desenvolvimento linguístico em contexto real. “Os alunos e as alunas regressaram de Paris encantados/as com tudo o que viram, experimentaram e aprenderam. Foi uma viagem tão enriquecedora quanto inesquecível”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºA.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close