Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno

Grupo Coral do Sertanense realiza XI Concerto Itinerante

A 16 de abril, a Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno vai ser o cenário de mais um concerto itinerante do Grupo Coral do Sertanense, que se iniciará às 16 horas. Trata-se do 11.º concerto no âmbito do Ciclo de Concertos Itinerantes do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube pelas localidades do concelho da Sertã. Com apoio do Município da Sertã e da Paróquia de Pedrógão Pequeno, o concerto contará com a direcção artística do Maestro Paulo Reis, e apresentará temas como “Vejam bem” (José Afonso), “Traz outro amigo também” (José Afonso), “Canção de Embalar” (José Afonso), “Dona Nobis” (Mozart), “São Nuno Álvares Pereira” (Paulo Reis) e “Raise Me Up” (Josh Groban, com arranjo de Paulo Reis), entre outros. A entrada é livre.

O Ciclo de Concertos Itinerantes do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube teve início em 2018, tendo já percorrido as localidades de Serra de São Domingos, Várzea dos Cavaleiros, Figueiredo, Sertã, Cumeada, Troviscal, Marmeleiro, Cernache do Bonjardim, Castelo e Carvalhal. A iniciativa tem como objetivos a promoção da cultura, a divulgação do património e o combate à exclusão e isolamento social.

A Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno foi muito provavelmente construída nos inícios do século XVI. O seu interior apresenta uma mistura de elementos renascentistas e barrocos, estando dividido em três naves, separadas por quatro arcos torais de volta inteira. A capela-mor possui um belo retábulo de talha dourada, enquanto a capela do Santíssimo Sacramento segue as influências do Barroco Final, com um conjunto de elementos escultóricos e pictóricos de enorme relevo. São ainda dignos de nota os dois retábulos laterais em talha dourada dedicados ao Senhor dos Passos e a Nossa Senhora de Fátima.

O Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube é um grupo cultural amador a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube, sendo constituído por cerca de 25 elementos da comunidade sertaginense. Iniciou a sua atividade em 2006 sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis. O historial do Grupo Coral conta já com diversas iniciativas de carácter cultural e social e atuações em Portugal e no estrangeiro, tendo também integrado diversos projectos europeus.

Outros artigos

Back to top button
Close
Close