Proença-a-Nova – Marco Pinto estabelece novo recorde na Ultramaratona PT281

Às 07h01 da manhã de sábado, 22 de julho, Marco Pinto, do CTM Vila Pouca de Aguiar, cortou a meta instalada no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, estabelecendo um novo recorde nesta mítica prova, organizada pela Horizontes Turismo Desportivo: precisou de 36 horas e 51 minutos para ultrapassar o desafio de correr 281 quilómetros na Beira Baixa, entre Belmonte e Proença-a-Nova. Isabel Moleiro, da SSCGD, foi a primeira atleta a cruzar a meta em femininos, sucedendo a Claire Bannwarth que foi primeira classificada absoluta em 2022. Nas duplas, a vitória nesta 8ª Edição da PT281 Ultramarathon, com 38:38 horas, foi para Pedro Silva e Marco Duarte do Penta Clube da Covilhã.

Este ano um outro recorde foi batido: 50 participantes conseguiram terminar a prova dentro do tempo estabelecido para o efeito: 66 horas. Paulo Garcia, da organização, referiu dois motivos que contribuíram para estes resultados: “o tempo ajudou, pois não esteve tanto calor, e vocês estão mais maduros, mais experientes”, afirmou durante a entrega de prémios. “Fazer a PT281 não é uma volta no parque”, exigindo gestão física e mental para ultrapassar os diferentes obstáculos. Destaque ainda para a conclusão da prova por um atleta em handbike, Nuno Sobral, e o seu apoiante, Sérgio Melo, que percorreram um percurso especialmente desenhado para essas características, de 245 quilómetros, com o objetivo de ajudar outros, através do seu exemplo de capacidade de se doarem, de resiliência e superação.

“Uma experiência incrível. Não me cansarei de dizer que se você quer saber onde tem o limite, você deve passar pela PT281. Aqui você vai-se conhecer um pouco mais. Você vai-se conhecer melhor e sair daqui sendo mais poderoso”, afirmou um dos participantes. A PT281 contou este ano com atletas de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e ainda dos Estados Unidos da América.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close