Rádios São Miguel e Pampilhosa celebram o Dia Mundial da Rádio
O rádio e a paz
O tema da 12ª edição do Dia Mundial do Rádio, que será celebrado em 13 de fevereiro de 2023, é “O rádio e a paz”.
“Guerra”, como antônimo de “paz”, significa um conflito armado entre países ou entre grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas midiáticas. A narrativa pode aumentar as tensões ou manter as condições para a paz em um determinado contexto, como, por exemplo, dar ênfase à condução difícil ou tranquila de uma eleição, rejeitar ou integrar pessoas repatriadas, aumentar ou moderar o ânimo nacionalista etc. Ao produzir relatos ou informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e emolduram uma narrativa que pode influenciar as situações nacionais e internacionais, assim como os processos de tomada de decisão.
O rádio pode até mesmo alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional atenua divergências e/ou tensões, evitando sua escalada ou promovendo negociações com vistas à reconciliação e à reconstrução. Em contextos de tensão distante ou imediata, os programas pertinentes e o trabalho independente de reportar notícias fornecem a base para uma democracia sustentável e para a boa governança, ao reunir evidências sobre o que está acontecendo, ao informar os cidadãos a respeito em termos imparciais e com base em fatos, ao explicar o que está em jogo e ao negociar o diálogo entre os diferentes grupos sociais.
“… uma vez que as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas”. [1]
Essa é a razão pela qual o apoio à independência do rádio deve ser visto como uma parte essencial da paz e da estabilidade. No Dia Mundial do Rádio de 2023, a UNESCO destaca o rádio independente como um pilar para a prevenção de conflitos e para a construção da paz.
UNESCO
https://www.unesco.org/pt/days/world-radio/radio-peace