Várzea dos Cavaleiros inaugurou Núcleo Museológico dedicado à Resina

Decorreu no passado dia 30 de junho a inauguração do Núcleo Museológico da Resina – um projeto conjunto entre a Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros e a Câmara Municipal da Sertã. Esta inauguração esteve inserida nas celebrações do Dia da Freguesia.

Trata-se, como Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã referiu, de uma estratégia para “valorizar a história local, os seus protagonistas e, assim qualificar a oferta cultural”. Exalta ainda que este espaço vem “reforçar a nossa identidade enquanto povo”, algo determinante para o desenvolvimento do interior.

A presidente da Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros, Maria Gracinda Marçal, referiu que este novo espaço vem realçar o lado mnemónico desta freguesia, homenageando os homens e mulheres que, através da exploração de Pinhal e da Resina, conseguiram gerar riqueza para a freguesia e fazendo com que a Indústria Resineira se tornasse um dos grandes ativos económicos da nossa região.

Como referiu aquando da inauguração, este espaço vem homenagear todos: “Honra-me, não só pensar na pujança na freguesia da Várzea dos Cavaleiros ao ostentar duas fábricas de resina, que a lançaram numa relevância impar naquela época, mas ainda me honra mais recordar aqueles cuja ordem do dia era trabalhar arduamente.”

O Núcleo Museológico da Resina pode ser visitado no edifício da Junta de Freguesia de Várzea dos Cavaleiros, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30, e das 14 às 17h30. Para mais informações ou marcações de visitas guiadas fora do horário mencionado, os interessados deverão contactar o email: geral@cm-serta.pt.

Recorde-se que nos últimos meses, a Câmara Municipal tem inaugurado uma série de novos espaços que vêm engrandecer a memória da região, como é o caso do Atelier Túlio Vitorino, inaugurado no passado 18 de maio.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close