Acontece Castanheira Com-Vida

“CAMIÃO ESPERANÇA” EM CASTANHEIRA DE PERA

Castanheira de Pera, recebeu no dia de hoje, 1º de Maio de 2020; o “Camião Da Esperança”. Numa parceria entre a Galp, TVI e Rádio Comercial, numa iniciativa que permite realizar cerca de 100 testes por dia ao Covid-19 “em algumas das zonas com menor mobilidade do país”, cuja “operacionalização da ação é da responsabilidade da GlobalSport”.

Após as devidas diligencias pela ARS da Região, o “Camião Da Esperança” realizou em Castanheira de Pera, cerca de cento e quarenta e três (143) testes, cujos resultados serão conhecidos em 48 horas.

Em breves palavras trocadas entre a Srª Presidente do Município de Castanheira de Pera, Alda Carvalho; e o Acontece Castanheira Com Vida, sentimos a sua comoção e agradecimento a todos os envolvidos nesta acção em Castanheira de Pera.

Desejando não esquecer de alguém, agradeceu reconhecida alguns dos envolvidos nesta acção:

­ “Galp, TVI e Rádio Comercial, pela iniciativa.

– A GlobalSport pela dedicada operacionalização.

– Aos Médicos e Enfermeiros envolvidos, pelo empenho, sentido de Missão e Dedicação.

– Pessoal Administrativo e de Limpeza envolvidos, pelo empenho, sentido de Missão e Dedicação.

– À TVI pela constante presença e apoio envolvidos.

– Dr. Dinarte, Delegado de Saúde, pelo empenho, sentido de Missão, Dedicação e presença.

– Centro de Saúde de Castanheira de Pera (Médico\a, Enfermeiros, Pessoal Limpeza e Administrativo.

– Aos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

– À Guarda Nacional Republica, em Castanheira de Pera

– Cercicaper, todos os Funcionários e Administração, pelo apoio e dedicação na logística.

– Prazilândia, todos os Funcionários e Administração, pelo apoio na logística.

– União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral, na pessoa do seu Presidente Sr. José Lourenço.

Terminando, não esqueço todos os Funcionários do Municipio de Castanheira de Pera pelo seu esforço e empenho”.

Alda Carvalho, emocionada; reconhecia ainda a importância desta iniciativa, num pequeno concelho do interior, envelhecido, tantas vezes esquecido, mas tão rico nas suas Gentes.

Tivemos ainda a oportunidade de observar o apoio dos Bombeiros Voluntários no transporte de algumas pessoas que realizaram o teste.

O Acontece Castanheira, agradece, reconhecido, a oportunidade de ter estado presente e presenciar todo este carinho e motivação.

Obrigado.

A operacionalização da ação é da responsabilidade da GlobalSport.

O Camião da Esperança vai percorrer regiões de Norte a Sul do país, articulando com os municípios e as autoridades de saúde quem terá acesso à realização dos testes.

Esta parceria reforça estratégia da Galp no apoio aos portugueses, à comunidade médica e a todos os que estão na primeira linha do combate à pandemia Covid-19.

A Galp, a TVI e a Rádio Comercial uniram esforços para conduzir um Camião da Esperança até às populações mais desprotegidas, com menos recursos e com maiores dificuldades de mobilidade entre os seus habitantes: a partir de sábado, 18 de abril, a iniciativa Camião da Esperança vai percorrer Portugal, durante um mês, articulando com os municípios e as autoridades locais de saúde a realização de cerca de 100 testes por dia ao Covid-19.

O Camião da Esperança terá uma equipa técnica composta por 4 médicos, 4 enfermeiros, 2 administrativos e 1 motorista, estimando-se que sejam feitos cerca de 100 testes por dia, entre 18 de abril e 19 de maio, com perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. A expectativa é que o Camião fique de um a três dias em cada localidade, ajustando o percurso para as regiões seguintes em função das necessidades do país.

A operação no terreno será liderada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que fará a articulação de todos os procedimentos com o Ministério da Saúde através das ARS de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos.

As Câmaras serão depois devidamente contactadas e envolvidas.

Só os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais serão encaminhados para o camião”.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close