“Canta Liberdade” junta grupos do concelho no palco da Casa da Cultura da Sertã

O Município da Sertã vai promover o concerto “Canta Liberdade”, que vai juntar no palco da Casa da Cultura da Sertã vários grupos do concelho da Sertã no dia 13 de abril, sábado, às 21h30m. Esta iniciativa integra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pela autarquia sertaginense, que apresentam um programa cultural diversificado desde exposições, sessão solene, concertos, conversas, teatro e cinema, entre outras iniciativas.

Em palco estarão o Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã, Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, Tuna da Academia Sénior da Sertã, Coro de Gigantes e Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube. Estes grupos irão tocar e cantar temas ligados à Liberdade e ao 25 de Abril: “Maria Faia”, “Vejam bem”, “Cantigas de Maio”, “Filhos da Madrugada”, “Grão da mesma Mó”, “E depois do Adeus” e “Grândola, Vila Morena”, entre outros.

A entrada é gratuita mediante apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã (sem possibilidade de reservas).

Sobre os grupos:

Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã:

Surgiu em janeiro de 1994, sendo composto atualmente por 12 músicos. Dirigido pelo Maestro Carlos Salvado, este grupo interpreta Música Tradicional Portuguesa, utilizando instrumentos tradicionais tais como o bandolim, bandola, guitarra; baixo, acordeão, clarinete, flauta e percussão. Ao longo dos anos o grupo tem realizado atuações em diversos pontos do país contribuindo para a divulgação e promoção da música tradicional na região e no país.

Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã:

Surgiu no ano de 2015, tendo a particularidade de ser constituído por elementos seniores que privilegiam o convívio e a amizade. Dirigido pelo professor Pedro Bargão, o grupo valoriza a boa música tradicional portuguesa, apresentando um vasto repertório com canções oriundas de norte a sul do país e de diversas temáticas (tradicional, natalícia e 25 de Abril, entre outras).

Tuna da Academia Sénior da Sertã

Fundada em outubro de 2015, no âmbito da disciplina de Música da Academia Sénior da Sertã, sendo atualmente composta por cerca de 40 tunos, orientados pela professora Sílvia Mendes de Sousa. O enfoque principal é a partilha de momentos, saberes, alegrias e afetos, recorrendo à música como meio para promover atividades dinâmicas que fomentem a interação social. Têm vindo a participar em diversos eventos, dentro e fora do concelho.

Coro de Gigantes

Recentemente formado, resulta de um encontro entre a fadista Joana Rios e a Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil. O grupo tem vindo a formar-se desde o início de 2024, contando com elementos oriundos das povoações de Vale do Pereiro e Maljoga, mas também pessoas, portuguesas e estrangeiras, residentes em outras partes do concelho e municípios vizinhos.

Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube

É um grupo coral a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube. Iniciou a sua atividade em 2006 sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis, sendo constituído por cerca de 30 elementos da comunidade sertaginense, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, numa perspetiva inclusiva. A promoção e a difusão da cultura através da música coral a vozes são objetivos deste Grupo Coral, fomentando o desenvolvimento pessoal e social dos elementos que o integram e da comunidade em que se insere, promovendo a imagem da Sertã a nível local, regional e internacional. O reportório do Grupo engloba músicas portuguesas e tradicionais portuguesas, assim como músicas internacionais.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close