Casa da Cultura da Sertã recebe concerto de Custódio Castelo a 10 de fevereiro
Custódio Castelo, apelidado por muitos como o “Mestre da Guitarra Portuguesa”, vai estar na Casa da Cultura da Sertã, no próximo dia 10 de fevereiro, às 21 horas, para um concerto que promete ser memorável.
Virtuoso guitarrista, Custódio Castelo apresentará na Sertã diversos temas como “O Encantador de Tristezas”, “Ondulância”, “Razões”, “Ventus”, “Velho Fado de Lisboa” e “Ausente”, entre outros, extraídos dos álbuns “InVentus” e “Maturus”. Neste último foi utilizada a guitarra “Siamesa”, construída pelo luthier Óscar Cardoso, que une pela mesma caixa de ressonância a guitarra de Lisboa e a guitarra de Coimbra.
Custódio Castelo tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, como o de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, e o Festival du Sud, em França. Já gravou com Mariza, Cristina Branco e participou com Ana Moura e Jorge Fernando no “The Rolling Stones Project” de Tim Ries. Do seu vasto percurso, destaque para a gravação do álbum “Só à noitinha” com a Orquestra Sinfónica da Lituânia e para diversos momentos de partilha de palco com músicos de outras áreas, salientando-se o acordeonista Richard Galliano, os pianistas Olga Prats, Arrigo Cappelletti e André Dequech, o bandeonista Daniele di Bonaventura, o violoncelista Davide Zacaria, o contrabaixista Ben Wolf, o guitarrista clássico Leonardo Amuedo, a cantora Carmen Linares ou a estilista Ana Salazar.
Desde 2008 leciona o primeiro curso universitário de Guitarra Portuguesa no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 2010 foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Fado. Natural de Almeirim, desde 2014 dirige artisticamente, naquela cidade, o Festival Guitarra d’Alma.
Promovido pelo Município da Sertã, o concerto de Custódio Castelo tem entrada gratuita mediante apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã (sem possibilidade de reservas).