
O Município de Góis promoveu a 1ª Gala de Mérito Desportivo do concelho, no passado dia 7 de junho, na Casa da Cultura de Góis, uma noite marcada pelo reconhecimento não apenas dos feitos desportivos, mas também dos valores humanos, sociais e comunitários que o
desporto representa, uma iniciativa que reflete o compromisso da autarquia na valorização do desporto, um empenho reconhecido a nível nacional, com a renovação da distinção de Góis como “Município Amigo do Desporto”.
Ao longo da Gala, a autarquia, em prévia articulação com o Agrupamento de Escolas de Góis, a Associação Educativa e Recreativa de Góis (secções de futebol, walking football e trail running) e o Góis Moto Clube, procedeu à entrega de 26 prémios associados às modalidades de badmington (desporto escolar), futebol, desporto motorizado (motociclismo e rali), paraciclismo, enduro-btt e judo. A destacar a atribuição dos Prémios “Dirigente do Ano” a José Alvoeiro, uma homenagem póstuma, “Carreira e Dedicação ao Desporto” a Major-General Rodolfo Begonha, “Iniciativa de Excelência na Promoção do Desporto Juvenil” ao Góis Cup e “Iniciativa Internacional” ao Gravity International Freeride, promovida pelo Clube Rota da Jerupiga.
A distinção maior da gala destinava-se a homenagear a personalidade desportiva que marcou o ano do concelho de Góis. Este prémio tinha como missão distinguir a personalidade que brilhou pela sua liderança, impacto e exemplaridade, deixando uma marca memorável na história da comunidade Goiense.
A seleção da “Personalidade Desportiva do Ano” decorreu de um processo participativo da comunidade. Assim, após uma fase de nomeações feita pelo público, foram então apurados os três candidatos de excelência, que apresentavam o maior número de nomeações, os quais disputaram o título final através da votação online. No decorrer deste processo, o prémio maior da 1ª Gala – Personalidade Desportiva do Ano – foi entregue à jovem Patrícia Martins, com 650 votos, da modalidade de Judo, sendo responsável pela reabertura da modalidade judo
em Góis; treinadora e árbitra de judo.
Esta primeira Gala, já há muito esperada pelos atletas e dirigentes do concelho, procurou homenagear um conjunto significativo de personalidades, cujas conquistas e compromisso inspiram as novas gerações e projetam o concelho no panorama nacional e internacional.
Contudo, em apenas uma iniciativa não foi possível agraciar todas e todos aqueles que têm levado, ao longo dos anos, o nome de Góis além-fronteiras, os quais por certo serão reconhecidos numa próxima edição.