Góis – Assinatura de Contratos-Programa – Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto dos Incêndios Rurais
O Presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, assinou na passada sexta-feira, dia 26 de setembro, os Contratos-Programa – Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto dos Incêndios Rurais – «Territórios Resilientes» para financiamento dos trabalhos a desenvolver no território concelhio.
Os Contratos-Programa foram formalizados com o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, em Sátão.
As intervenções deste Contrato-Programa são no âmbito da estabilização de solos e mitigação de riscos, sobretudo em áreas declivosas, com o objetivo de prevenir o arrastamento de sedimentos como terras e pedras, assim como a proteção das pessoas e bens. Entre as ações a executar estão, por exemplo, a instalação de barreiras de resíduos florestais, a aplicação de sementeiras e a desobstrução de valetas e passagens hidráulicas, totalizando para o concelho de Góis o valor de 28.931,82€.
Com foco nos recursos hídricos, o Contrato-Programa com a APA visa a execução de intervenções prioritárias para a recuperação das linhas de água, prevenindo a contaminação dos pontos de captação de água para consumo humano. Esta intervenção incidirá na linha de água permanente na Ribeira da Ponte Sótão, totalizando para o concelho de Góis o valor de 30.000,00€.
Góis foi um dos concelhos fustigados pelo incêndio rural do Candal – Lousã, no passado mês de agosto, o qual afetou a freguesia de Góis numa área total de 536 hectares. As intervenções contempladas com estes contratos-programa têm o objetivo de mitigar os efeitos desta catástrofe que atingiu, duramente, a população e o património natural, bem como as infraestruturas municipais. Estes contratos-programa, foram assinados por 58 municípios afetados pelos incêndios de agosto de 2025.
A autarquia de Góis, através dos seus serviços, tem vindo a efetuar o levantamento dos prejuízos e das necessidades emergentes e urgentes nas diversas áreas afetadas, de forma a responder aos impactos deste incêndio, identificando as obras prioritárias e visando a salvaguarda das populações.