HOMENAGEM A GUILHERME FILIPE É JÁ ESTE SÁBADO

Pampilhosa da Serra

“O dia 6 de agosto vai ficar marcado por uma série de iniciativas destinadas a homenagear o pintor fajaense Guilherme Filipe, nomeadamente através do descerramento de uma lápide comemorativa na casa onde nasceu.

O ato insere-se no “4.º Encontro Cultural Pampilhosense” e é o resultado da articulação entre a família do pintor modernista, falecido em 1971, e Junta de Freguesia de Fajão-Vidual, sendo que terá lugar às 12:45 horas.

Antes disso, a jornada de homenagem principiará com uma concentração no cemitério de Fajão, pelas 10 horas, onde será colocada uma coroa de flores na campa de Guilherme Filipe. Segue-se uma visita guiada à capela de Nossa Senhora da Guia, na qual se encontram painéis pintados pelo artista fajaense. Depois, pelas 11:30, haverá uma visita guiada à aldeia de Fajão, durante a qual serão inauguradas telas expositivas exteriores, que ficarão temporariamente na “aldeia de xisto”.

Por fim, durante a tarde, realizar-se-á um colóquio na Casa da Cultura de Fajão, na qual três oradores convidados irão dar a conhecer o percurso de Guilherme Filipe, sob diferentes perspetivas.

O “4.º Encontro Cultural Pampilhosense” é um evento organizado pelo Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense (GAPP), contando com o apoio da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual e da família do malogrado pintor fajaense. Todos os eventos são livres e abertos a toda a população e constituem uma oportunidade única para conhecer uma das mais fascinantes personalidades do concelho de Pampilhosa da Serra, hoje infelizmente muito esquecida.

As iniciativas do GAPP e contacto podem ser encontrados na sua página no Facebook.”

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close