Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra 2024 / XXV Feira de Artesanato e Gastronomia

A celebração do orgulho serrano numa festa que é de todos e para todos

O Município criou um programa dinâmico e diversificado para que todos tenham aqui a desculpa perfeita para se reencontrarem e viverem momentos de festa e de alegria”

(Jorge Custódio)

Pampilhosa é orgulhosamente da Serra e esse orgulho sente-se a cada instante nas Festas do Concelho. O evento celebra a identidade, a cultura, o espírito comunitário e a vitalidade do território, assumindo-se também como o “tocar da campainha” para dias de reunião, amizade e alegria, em que se juntam os filhos da terra e visitantes em número crescente.

De 12 a 16 de agosto, a Praça do Regionalismo da Vila de Pampilhosa da Serra é o ponto de encontro de gerações inteiras e, entre tradição e modernidade, valorizam-se os costumes e a alma serrana, com os olhos postos num futuro de oportunidades, inovação e evolução.

Atuações e concertos

Com o intuito de chegar ao público de todas as idades, o programa das Festas do Concelho é abrangente e procura ir ao encontro dos diferentes gostos, reforçando a atratividade do evento. Ao palco principal sobem conceituados nomes da música portuguesa, como David Carreira (Dia 12), Mónica Sintra (Dia 13), Tiago Silva (Dia 14), Os Quatro e Meia (Dia 15) e Quinta do Bill com o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense (Dia 16).

Os concertos dos cabeças de cartaz são aguardados com entusiasmo, mas numa festa à boa moda serrana não podem faltar os tradicionais bailaricos, animados por artistas e grupos locais, assim como as atuações de ranchos folclóricos e grupos de bombos ou concertinas.

Para os mais resistentes, ao final da noite não faltarão os habituais espetáculos com DJ’s, no palco 2 do recinto. Quim das Remisturas, I Love Reggaeton ou Funkelada, são alguns dos entertainers presentes.

XXV Feira de Artesanato e Gastronomia

A Câmara Municipal continua a resistir à tentação de tornar a feira mais comercial. Esse não é o espírito de Pampilhosa da Serra, pelo que permanece a intenção de valorizar os artesãos e produtores locais e da região, assim como dar visibilidade ao importante trabalho das coletividades, instituições e Juntas de Freguesia do concelho, que são o coração da Festa.”

(Jorge Custódio)

Em simultâneo com as Festas do Concelho, também na Praça do Regionalismo, decorre mais uma edição – a vigésima quinta – da genuína Feira de Artesanato e Gastronomia. Genuína, porque é neste espaço que se pode apreciar o valioso e por vezes raro trabalho de artesãos e produtores locais, de áreas como a confeitaria, a confeitaria, a bijuteria, a pintura, a costura, entre outras. Na área dedicada a estes expositores, sente-se uma energia muito própria, marcada pela simpatia, o gosto e a dedicação de talentosos homens e mulheres que exibem com orgulho os seus projetos.

As Juntas de Freguesia são também presença indispensável no certame e, em expositores próprios, mostram-se aos visitantes, convidando-os a conhecer in loco os seus singulares encantos gastronómicos, paisagísticos e culturais.

No evento, é também possível sentir o pulsar e o dinamismo das coletividades e associações concelhias, que se fazem representar através da venda de petiscos, bebidas, doçaria e outros produtos endógenos. A presença na Feira permite garantir uma fonte de receita adicional, que contribui para que estas instituições mantenham e melhorem as suas funções e valências, que têm uma importância inestimável para o concelho.

No total, a Feira do Artesanato e Gastronomia é composta por 89 expositores.

Evento Sustentável

Pampilhosa da Serra assume-se como o “Centro da Natureza” e como tal há uma preocupação constante com a preservação do ambiente, sendo que pequenas alterações podem ter um impacto ecológico significativo. Como tal, os visitantes vão continuar a brindar e a celebrar com copos reutilizáveis que podem ser adquiridos no recinto do evento, reduzindo assim o plástico descartável e de uso único. O Município apela ainda à utilização de copos reutilizável usados em eventos municipais anteriores, permitindo aos visitantes poupar dinheiro… e a natureza!

Praça da Restauração

É aqui que estão localizadas as tradicionais tasquinhas, responsáveis por confecionar refeições e petiscos tradicionais, que neste contexto festivo ganham um sabor ainda mais especial. Maranho, chanfana, tigelada, entre outros, são apenas algumas das propostas que podem ser apreciadas pelos visitantes, nestes espaços que são maioritariamente dinamizados por associações do concelho, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e o Grupo Motard Zangões do Asfalto. As tasquinhas funcionam numa dupla vertente: através de venda ao balcão, no caso de snacks rápidos e outros petiscos, ou em “modo restaurante” no caso de refeições completas para desfrutar calmamente entre família e amigos.

O palco 3, dedicado sobretudo ao folclore, está propositadamente localizado junto à Praça da Restauração, para criar uma maior atratividade e dinâmica nesta zona.

Animação para as crianças

Junto ao palco 2, onde vão decorrer as atuações dos DJ’s, há um pequeno mundo de diversão dedicado às crianças. O espaço estará a funcionar nos dias das Festa do Concelho, das 21h30 às 00h00, e conta com o acompanhamento de monitores. Insufláveis, jogos de grupo, entre outros, são algumas das atividades idealizadas para que os/as mais novos/as tenham também uma experiência memorável no evento.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close