MISCELLANEA – Festival Literário de Pedrógão Grande 2024 19 a 23 de Junho

Um dos maiores e melhores festivais de literatura que projeta Pedrógão Grande para o País e o Mundo

 

 

 

 

 

 

O MISCELLANEA – Festival Literário de Pedrógão Grande 2024, um dos maiores e melhores festivais de literatura que projeta Pedrógão Grande para o País e o Mundo, vai decorrer de 19 a 23 de junho. Fátima Lopes, Bárbara Guimarães, Hélder Reis, José Milhazes, Irene Flunser Pimentel, Guilherme Leite, Fernando Alves, Maria João Lopo de Carvalho, Manuel Pedroso Marques, Sérgio Franclim e Lara Xavier são alguns dos autores mais conhecidos do grande público que vão marcar presença.

Sob o mote “É com palavras que construímos o mundo”, o MISCELLANEA assume-se como um evento de celebração da palavra, da literatura, dos livros, das artes e da cultura que tem o firme desiderato de proporcionar aos leitores momentos de aproximação e de convívio com conceituados escritores e artistas portugueses, com uma programação cultural rica, diversificada e apelativa, dirigida a todos os públicos, desde as crianças até às famílias.

Pedrógão Grande é uma vila histórica e literária de exceção, berço e fonte de inspiração para poetas e escritores que marcaram a Literatura e a História de Portugal e do MundoFernão de Oliveira, Miguel Leitão de Andrada, Luís Vaz de Camões, Frei Luís de Granada, Frei Luís de Sousa, Gabriel de Magalhães e Roberto Pedroso das Neves todos se inspiraram em Pedrógão Grande.

Nesta edição, serão assinalados os 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, os 10 anos de elevação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, os Poetas Centenários, os Poetas de Abril, os Músicos da Liberdade e da Canção da Intervenção.

Na quarta-feira, dia 19 de junho, na Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, pelas 14h30, decorrerá a Cerimónia Oficial de Abertura. A celebração vai contar com os discursos do Diretor Executivo da GoldenSkill, Diogo Coelho, e do Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão GrandeAntónio Lopes. Como convidada especial estará presente, a jornalista, escritora e feminista Maria Antónia Palla, uma mulher de causas para quem “a liberdade de pensar e de agir é o motor da vida” e que marcou a história recente de Portugal, quer na luta pela liberdade e pioneirismo no jornalismo, quer pela defesa intransigente dos direitos das mulheres, e na luta pela despenalização do aborto e combate à violência doméstica.

Integrado na programação deste importante evento literário, o Ciclo de Conferências “De Pedrógão Grande para o Mundo”, vai ter lugar no dia 19 de junho, a primeira sessão subordinada ao tema “25 de Abril de 1974: Memórias de uma Revolução”, tendo como orador Manuel Pedroso Marques, Coronel do Exército, um dos participantes da Revolta de Beja de 1962, exilado político, e antigo Presidente da RTP e da Agência Lusa; no dia 20 de junho, a segunda sessão subordinada ao tema “Roberto das Neves: um cidadão do mundo”, dedicada à vida e obra do poeta, escritor, anarquista e ilustre pedroguense que fundou no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a Editora Germinal, tendo como orador José Maria Carvalho Ferreira, Professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL); e, por fim, no dia 21 de junho, a terceira sessão subordinada ao tema “500 anos de Camões: Vida e Obra do poeta maior da língua portuguesa”, como oradora Maria Bochicchio, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e Investigadora do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.

No dia 19 de junho, quarta-feira, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, Manuel Pedroso Marques apresenta o seu novo livro “O Futuro em Aberto – Pensar Portugal”, e, pelas 18h00, o conhecido apresentador da RTP, Hélder Reis vai estar na Casa Municipal da Cultura para falar sobre o seu primeiro romance “Sabíamos tão pouco sobre o amor”.

No dia 20 de junho, quinta-feira, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, Irene Flunser Pimentel, autora, historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea, apresenta o seu mais recente livro “Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975 – Episódios menos conhecidos”, onde faz uma análise pessoal de episódios ocorridos entre os anos finais da ditadura e o 25 de Novembro de 1975, com destaque para o que aconteceu à ex-polícia política e para a ação dos EUA, França e Alemanha nesse período relativamente a Portugal.

Na sexta-feira, dia 21 de junho, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, vai acolher a apresentação do livro “Um Pide com Alzheimer”, de Guilherme Leite, conhecido ator e produtor de programas de televisão. E, pelas 18h00, a escritora Maria João Lopo de Carvalho, vai apresentar o seu livro “Até que o amor me mate: as mulheres de Camões”, o qual convida a conhecer as sete mulheres que cruzaram a vida do poeta, ao longo dos seus 55 anos, e as várias histórias de amores e desamores, conquistas e esperas.

No sábado, dia 22 de junho, pelas 16h00, a Casa Municipal da Cultura recebe a apresentação do livro ‘Tempestade Perfeita – Como sobrevivi à tormenta’, de Bárbara Guimarães, conceituada apresentadora de televisão da SIC, e, pelas 22h00, na Casa Municipal da Cultura, o escritor, jornalista e comentador da SIC, José Milhazes, vai apresentar o seu novo livro “A Mais Breve História da Ucrânia – dos príncipes de Kyiv a Zelensky”.

No domingo, dia 23 de junho, pelas 15h00, o Jardim da Devesa vai ser o palco da apresentação do livro “Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF”, de Fernando Alves, conhecido jornalista, e, pelas 17h00, Fátima Lopes, escritora e apresentadora de televisão da SIC, vai apresentar o seu novo livro “O Amor Mora no Andar de Cima”.

Com o desiderato de promoção da leitura junto do público infantil, na quinta-feira, dia 20 de junho, durante o período da manhã, as crianças do Jardim de Infância de Vila Facaia, a EB1 da Graça e o Centro Escolar de Pedrógão Grande, vão assistir à apresentação dos livros “Semana Sim, Semana Sim” e “Defeitor Perfeito”, com a presença da escritora Lara Xavier. E, na sexta-feira, pela manhã, Sérgio Franclim apresenta o seu mais recente livro “Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico”, um livro para os mais jovens, que conta a vida de Luís de Camões como se de um filme de heróis se tratasse.

Sessão de Contos do “Ursito Tito” e “As Aventuras do Super Batata” com a Planeta Editora, no dia 20 de junho, Oficina de Teatro, com o ator e argumentista, Jaime Monsanto, no dia 21 de junho, Oficina Lúdica “Vem descobrir o Camões” com o escritor Sérgio Franclim, e, por fim, no dia 23 de Junho, Oficina de Yoga com Livros à volta do livro “Os Lápis Adoram o Nosso Planeta” com Catarina Coelho e a Oficina de Pinturas Faciais com Daniela Claro, são as atividades destinadas ás crianças e famílias.

A programação do MISCELLANEA incluirá ainda diversos momentos musicais de relevo. Amadeu Diniz da Fonseca, conceituado autor e compositor, vai subir ao palco da Casa Municipal da Cultura, no dia 20 de junho, quinta-feira, pelas 21h30, para o concerto acústico “Baladas e outros Fados”, ao som de grandes e incontornáveis êxitos do Fado como “Ó Portela vem à janela”, “A Graça”, “Relembrar” ou “Aí meu Amor”, letras e músicas suas cantadas pelas vozes de António Pinto Basto, José da Câmara e Maria João Quadros. Na sexta-feira, dia 21 de junho, pelas 21h30, os Lead Voices vão atuar na Casa Municipal da Cultura para um concerto baseado em temas internacionais, conhecidos do grande público, nos estilos Pop, Soul e Jazz. Por sua vez, no domingo, dia 23 de junho, pelas 16h00, o Jardim da Devesa vai ser o palco de atuação do Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira de Aljustrel, que vai fazer ecoar o Cante Alentejano nas ruas de Pedrógão Grande para o Mundo, uma iniciativa que visa assinalar o 10º Aniversário de classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A Poesia, o Teatro e a Dança também marcam presença na programação. O ator e cantor Diogo Carvalho e o instrumentista José Rebola (vocalista dos ANAQUIM) vão levar a palco o espetáculo “Improesia”, com estreia marcada para dia 19 de junho, a partir das 21h30, na Casa Municipal da Cultura. Composto por poesia e música, este espetáculo propõe a descoberta de autores e de estilos de escrita. Por sua vez, David Teles Ferreira, poeta e dizedor, acompanhado de Maria Bea, uma jovem e talentosa guitarrista e compositora, no dia 22 de junho, pelas 21 horas, na Casa Municipal da Cultura vai ter lugar o Recital a duas vozes “A Poesia é para Dizer”. No domingo, dia 23 de junho, o Jardim da Devesa vai ser o epicentro de vários eventos. Assim, pelas 11h00, terá lugar uma visita encenada “Camões em Pedrógão Grande”, com o ator Jaime Monsanto, e, pelas 14h00, a Performance Poética “Dos Poetas Centenários aos Poetas de Abril” com o ator Daniel Lima, a atriz Daniela Claro e a bailarina Clara Carvalho.

Na vertente do cinema, no dia 20 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, será exibido o filme “Maciço”, vencedor do prémio de Melhor Vídeo-Dança escolhido pelo público da 15.ª edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival, ao que se seguirá uma conversa com o realizador Rafael Almeida.

A encerrar a edição de 2024, pelas 18h30, no Jardim da Devesa, vai ter lugar, a Festa MISCELLANEA, um DJ Set de música eletrónica com Nuno Daniel e David Nunes.

Aberto a toda a comunidade e de entrada livre, o MISCELLANEA além de contribuir para a afirmação e a dinamização económica, turística e cultural, é um evento absolutamente inovador, diferenciador e de grande potencial, promotor e divulgador do concelho de Pedrógão Grande, da língua e da literatura portuguesa nos quatro cantos do mundo.

Neste sentido, sendo um evento de referência no panorama cultural nacional, determinante para alavancar e dar visibilidade, pela positiva, ao concelho de Pedrógão Grande, foram convidados todos os Partidos Políticos que atualmente têm assento parlamentar para efetuarem uma visita a Pedrógão Grande durante a realização do MISCELLANEA.

O MISCELLANEA assume um cariz solidário, pois 5% do valor da venda de livros, a decorrer no âmbito da Feira do Livro, reverterá para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, uma contribuição das Livrarias Destinos Didáticos.

MISCELLANEA – Festival Literário de Pedrógão Grande 2024 é uma criação e produção da GoldenSkill Produções, em parceria com o Município de Pedrógão Grande e as Livrarias Destinos Didáticos.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close