Proença-a-Nova

Farmácia Roda promove colóquio “Conhecer para Intervir”

Com o objetivo de discutir o papel dos farmacêuticos no acompanhamento próximo da população, os proprietários da renovada “Farmácia Roda” promoveram uma mesa redonda intitulada “Conhecer para intervir”, realizada no dia 28 de março, no Auditório Municipal.

Moderada pelo presidente da mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Farmacêuticos, José Vieira Gavino, começou por fazer um retrato do estado da saúde no nosso pais e reforçou o papel das farmácias e dos farmacêuticos como entidades ativas no sistema nacional de saúde que vai muito para além de venda de medicamentos.

Por sua vez, João Lobo, presidente da Câmara Municipal destacou “o papel interventivo das autarquias na comunidade e a sua contribuição para o bem-estar das populações. É essa uma das suas principais responsabilidades e que, de facto, o Município de Proença-a-Nova se tem esforçado ao longo dos últimos anos para disponibilizar serviços quer na área da saúde, quer na área social que vão ao encontro daquilo que são as necessidades reais da população em articulação com as várias entidades da sociedade civil”.

Uma dessas valências que o autarca destacou foi a Unidade Móvel de Saúde, que “nos vários roteiros e nos rastreios que faz junto das populações, chega onde os médicos do Sistema Nacional de Saúde não chegam”. João Lobo referiu ainda o protocolo existente com a Fundação Álvaro Carvalho em colaboração com o Centro de Saúde, as aulas de ginástica sénior e a Universidade Sénior, o apoio escolar nas refeições, bolsas e atividades, o banco solidário e o apoio aos equipamentos do projeto presença em articulação com a Cáritas Paroquial de Proença-a-Nova só para nomear exemplos em que o Município dá resposta aos cidadãos mais vulneráveis.

Nesta mesa redonda estiveram presentes Jorge Pintado Alves, diretor do Centro de Saúde de Proença-a-Nova, Tiago Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, Edite Fernandes, diretora executiva do CCV da Floresta e representante do projeto Bioaromas LISS, Abílio Esteves, voluntário da Cáritas Paroquial de Proença-a-Nova e André Cardoso, farmacêutico da Farmácia Roda, que apresentaram os diversos serviços na área da saúde que cada uma das entidades disponibiliza à população e que a nova Farmácia Roda quer ser parceira e enriquecer esta oferta.

Esta iniciativa terminou com um momento musical protagonizado pelos alunos da disciplina de música da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, seguindo-se a inauguração da nova “Farmácia Roda”.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close